Oscar: vitória da diretora Chloé Zhao é censurada das redes sociais na China

Na tarde desta segunda-feira, postagens exaltando a conquista da cineasta sino-americana desapareceram da plataforma chinesa Weibo

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 26 abril - 15:47

Ontem foi noite de Oscar. Uma noite memorável marcada pela vitória da diretora e roteirista sino-americana Chloé Zhao nas categorias de melhor direção e melhor filme pelo trabalho em Nomadland.

Chloé fez história como a primeira mulher asiática e segunda mulher na história a sair campeã na categoria de melhor direção.

No entanto, mesmo levando um dos maiores prêmios do cinema mundial, a notícia parece não ter repercutido muito na mídia chinesa. Não apareceram notas em portais de notícias ou canais de TV e a própria cerimônia do Oscar deixou de ser transmitida pela primeira vez em décadas em emissoras do país.

Nomadland é protagonizado pela atriz Frances McDormand. Foto: divulgação/Searchlight Pictures

A rede social Weibo, similar ao Twitter, amanheceu com uma série de postagens homenageando e compartilhando o momento de sua vitória e seu discurso. No entanto, no começo da tarde,  as postagens sobre o assunto desapareceram.

A represália aconteceu pois, depois do sucesso do filme, internautas resgatarem uma entrevista da cineasta de 2013 à revista estadunidense Filmmaker, onde fez duras críticas ao seu país natal.

O resgate despertou a fúria dos nacionalista que iniciaram um boicote ao filme e à própria Chloé. Antes marcada para o dia 23 de abril no país, a estreia de Nomadland foi adiada e o filme já não tem previsão para chegar aos cinemas chineses.

Estrelado pela atriz Frances McDormand, que levou sua terceira estatueta de melhor atriz, Nomadland mostra a vida de uma mulher que, após perder tudo, começa a viver como nômade pelos Estados Unidos.

Além das principais categorias do Oscar, o filme também foi premiado como melhor direção e filme de drama no Globo de Ouro, levou quatro prêmios no BAFTA, dentre outros.

Veja também:

Netflix totalizou ontem 7 Oscars em serviços de streaming

Oscar 2021: Confira a lista completa dos indicados

Conheça a lista completa dos vencedores do Globo de Ouro 2021

Drones desenham QR Code gigante na China para baixar um jogo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você