Instagram lança recurso para filtrar mensagens abusivas

Com a ferramenta, será possível ocultar palavras, frases e emojis ofensivos ou indesejados

Por: Gabrielle Gonçalves | 21 abril - 15:03

Nesta quarta-feira (21), o Instagram anunciou um novo recurso para filtrar conteúdos abusivos. A rede social está lançando filtros automáticos para as solicitações de mensagens que contenham palavras, frases e emojis ofensivos. Assim, os usuários não precisarão vê-los diretamente.

Foto: Divulgação/Instagram

Como as DMs (sigla em inglês para mensagens diretas) são conversas privadas, a plataforma afirma não procurar proativamente por incitações ao ódio ou bullying da mesma forma que faz em outros lugares. Por isso, a nova ferramenta se concentra em solicitações de DM. De acordo com o Instagram, elas são o meio em que as pessoas geralmente recebem mensagens abusivas – ao contrário da caixa de entrada normal, onde os usuários recebem apenas mensagens de amigos.

O recurso vai funcionar de forma semelhante aos filtros dos comentários, com os quais é possível ocultar palavras ofensivas e termos indesejados. Os filtros de comentários e as solicitações de DM vão poder ser ativados e desativados em breve em uma nova seção nas configurações de privacidade chamada “Palavras ocultas”.

O Instagram afirma estar trabalhando com organizações líderes de combate à discriminação e à intimidação para desenvolver uma lista predefinida de termos ofensivos que serão filtrados das solicitações de DM quando o recurso for ativado. Mas, os usuários também terão a opção de criar sua própria lista personalizada de palavras, frases ou emojis que não desejam ver em seus pedidos de DM.

Todas as solicitações de DM com esses conteúdos serão filtradas automaticamente em uma pasta de solicitações ocultas separada. Se as pessoas optarem por abrir a pasta, o texto da mensagem será coberto – a menos que toquem para descobri-la. Em seguida, elas terão a opção de aceitar a solicitação de mensagem, excluir ou denunciar.

Além dessa novidade, o Instagram também anunciou que vai tornar mais difíceis as chances de alguém bloqueado voltar a entrar em contato com quem os bloqueou. Com este recurso, sempre que decidir bloquear alguém no Instagram, a pessoa terá a opção de bloquear preventivamente novas contas que o bloqueado possa criar. Isso deve estar disponível globalmente nas próximas semanas.

Quem tiver conta pública, também terá uma outra opção para ajudar a controlar os comentários abusivos. Vai ser possível permitir apenas comentários das pessoas que segue e/ou está seguindo. Erros propositais de ortografia para esconder palavras também serão monitorados pelo Instagram, por exemplo, trocar algumas letras por números em termos ofensivos para tentar enganar os algoritmos.

Fonte: Instagram

LEIA MAIS:

Instagram pede desculpas após algoritmo recomendar conteúdo prejudicial para pessoas com transtornos alimentares

Rumores indicam que Instagram pode lançar o recurso de criptografia nas mensagens

Integração entre Instagram e Messenger chega ao Brasil

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você