Instagram e Facebook agora permitem que usuários escolham se querem ocultar ou não o número de curtidas

Recurso já estava passando por testes no Brasil e, agora, foi liberado para todos os usuários das redes sociais.

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 26 maio - 18:35

Facebook e Instagram anunciaram, nesta quarta-feira (26), que o recurso de contagem de likes facultativa já está liberado para todos os usuários das redes sociais.

Em teste desde o mês passado, inclusive para usuários no Brasil, a nova função dá mais autonomia aos usuários para escolherem a forma preferida de consumir conteúdos.

Inicialmente, a contagem de likes estava suspensa do Instagram desde 2019. “Usuários da plataforma e especialistas nos disseram que algumas pessoas gostaram de não ver o número de curtidas, mas que outras se incomodaram com isso, principalmente porque se baseiam nesse número para saber o que ganhou popularidade ou está em alta. Por isso, você poderá escolher se deseja ou não ver o número de curtidas”.

Como usar?

A nova atualização traz uma nova seção no menu de configurações do Instagram. Ao entrar na nova aba de “Publicações”, o usuário poderá configurar a contagem de likes para todas as publicações.

Capturas de tela do aplicativo mostrando o menu de configuração de publicações

Foto: divulgação/Instagram

Para ocultar pontualmente a contagem de uma publicação específica, basta ir até a publicação, clicar nas opções (ícone de três pontinho em cima da foto ou vídeo) e selecionar a opção “ocultar número de curtidas”.

Capturas de tela do aplicativo mostrando o menu de configuração de publicações

Foto: divulgação/Instagram

Quando ocultado o número de curtidas de suas publicações, outros usuários também não poderão visualizar essa informação.

Nesta mesma semana, a plataforma também incluiu novas métricas para as transmissões ao vivo e Reels.

#DigitalSemPressão

As duas redes sociais também anunciaram o movimento #DigitalSemPressão que, em parceria com a SaferNet e a JedFoundation, visa orientar pais e adolescentes no uso saudável das redes sociais.

Em seu site oficial, o movimento apresenta um guia de como ter uma experiência mais positiva, equilibrada e inspiradora com o Instagram. Também são oferecidos alguns quizzes para promover respostas mais gentis, sensibilidade e o abandono da comparação no ambiente digital.

Mesmo com todos os esforços, o anúncio oficial diz que a empresa continuará buscando novas formas de ampliar as escolhas das pessoas em seus aplicativos.

Veja também:

Instagram testa função de contagem facultativa de likes

Instagram diz que quantidade de likes traz mais popularidade ao invés de importância aos conteúdos publicados

Instagram lança novas ferramentas de métrica para Reels e Lives

Instagram permitirá que usuários insiram pronomes em seus perfis

Instagram pode usar WhatsApp para autenticar logins no futuro

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você