Facebook Pay: conheça o sistema disponível para usuários do Brasil

O método integrado de pagamentos dentro do aplicativo está presente em diversos países

Por: Adriane Garotti | 22 abril - 17:47

Talvez você não saiba, mas o Facebook possui um sistema chamado Facebook Pay, essa ferramenta permite que o usuário cadastre seu cartão de crédito, débito ou PayPal no aplicativo. Esse recurso visa facilitar o processo de compra, envio de dinheiro e outros meios similares de transferência dentro da rede social. 

A plataforma está pensando em expandir esse novo método de pagamento para outras redes sociais como Instagram e Messenger. Existem rumores de que o WhatsApp também estaria na lista de aplicativos que podem ser incluídos nessa nova tecnologia para intermediar transferências. 

Logo azul do Facebook Pay

(Foto: Divulgação/Facebook)

O Facebook Pay foi lançado no país em 15 de junho de 2020, a rede social afirma que esse recurso “está disponível no Brasil para compras de ingressos em jogos e eventos pagos online no Facebook e para o processamento da compra de Estrelas do Facebook por fãs durante as transmissões ao vivo e que são convertidas em dinheiro para apoiar seus criadores favorito”.

A partir do momento que o usuário do Facebook faz o cadastro do seu cartão na plataforma do Facebook Pay, diversas páginas podem apresentar a indicação de “Pague com o Facebook”. Isso torna o processo de navegação e aquisição do cliente bem mais fácil. Vale lembrar que algo parecido acontece no Marketplace presente na rede social.

Estrelas do Facebook

O Facebook Pay também chega com a intenção de dar visibilidade e fácil acesso para aquisição de Estrelas. Esse recurso é uma espécie de moeda virtual que funciona e tem valor somente dentro da plataforma do Facebook. Ela serve como forma de incentivo para produtores de conteúdo durante a realização de suas lives. 

Quando essas Estrelas são usadas, elas passam a ocupar um lugar de privilégio nessas transmissões ao vivo e têm um lugar de visibilidade naquele momento, além de ajudar na monetização do stream.

Elas podem ser enviadas durante a live na quantidade que os usuários estiverem dispostos a desembolsar. Porém, com o Facebook Pay, esse processo fica bem mais rápido e fácil. Algo muito parecido acontece há um bom tempo dentro da plataforma Twitch

Disponibilidade 

O novo recurso está disponível no Brasil desde o ano passado. Para ativar o uso dentro do seu perfil, basta ir em “Configurações e privacidade”, depois em  “Facebook Pay” e, por fim, cadastrar seu cartão e aguardar que ele seja validado pelo Facebook. É importante ressaltar que, por enquanto, a plataforma só aceita cartões da bandeira Visa. 

LEIA MAIS:

Facebook deve lançar criptomoeda própria ainda em 2021

Facebook também tem planos de integrar Messenger e WhatsApp

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: