Facebook e Twitter adotam recurso para dificultar roubo de conta

Redes sociais revelaram melhorias para quem usa autenticação de dois fatores com chave de acesso

Por: Aline Rocha Lemos | 19 março - 08:49

O Facebook e Twitter anunciaram medidas para ajudar os usuários não terem suas contas roubadas. As plataformas estão investindo em melhorias para a segurança dos usuários, a ideia é usar a nova técnica de segurança para quem utiliza autenticação de dois fatores com chaves físicas. São duas combinações de senhas, para dificultar o roubo de sua conta.

Facebook e Twitter estão com novo recurso para dificultar roubo de conta

Imagem: The Guardian

O Facebook tem essa nova segurança desde 2017, mas era oferecido apenas no acesso via desktop. A rede social anunciou nesta quinta-feira (18), que também vai permitir o uso da ferramenta em seu aplicativo para IOS e Android. Com isso, a plataforma pode exigir a confirmação em toda tentativa de login.

O serviço indicou que, após inserir a senha, o usuário poderá validar o acesso ao conectar chave física por meio de Bluetooth, NFC, e USB. A exigência é feita após habilitar a verificação nas configurações da rede social. Confira como ativar a autenticação de dois fatores no aplicativo do Facebook:

1 – No menu (o ícone com três traços horizontais), toque em Configurações;
2 – Selecione Segurança e login;
3 – Selecione Usar autenticação de dois fatores;
4 – Escolha a opção Security Key (ou chave de segurança).

Com a chave física, é possível saber quando há uma tentativa de acessar a conta por meio de um dispositivo desconhecido. Caso alguém descubra a sua senha, a rede social vai impedir o login por conta da ausência da chave.

Já no Twitter, que permite autenticação com chave em seu aplicativo desde dezembro, ampliou o limite de chave por conta. Até hoje, era possível configurar apenas uma chave em cada perfil. Com a atualização, a rede social vai liberar cadastros ilimitados de chaves, tanto na versão web, quanto no IOS e Android.

A plataforma também anunciou que, em breve, ganhará uma opção para permitir o acesso usando somente a chave física. A mudança vai dispensar a necessidade de usar aplicativos de autenticação ou códigos enviados via SMS. como backup. A decisão foi anunciada esta semana, mas a rede social ainda não indicou quando ela começará a valer, afirma The Verge.

LEIA MAIS:

Windows 10 com problemas após atualização de Março, avisa Microsoft

Facebook reforça combate a grupos que divulgam notícias falsas sobre vacinação

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você