Facebook diminuirá o alcance de perfis que compartilharem notícias falsas regularmente

Os perfis serão sinalizados dentro da rede social e novos seguidores receberão um alerta indicando o hábito

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 27 maio - 15:07

Em mais um esforço para restringir a circulação de informações falsas em sua plataforma, a Facebook anunciou, nesta quarta-feira (26), novas medidas para punir perfis que compartilham Fake News regularmente.

Segundo a plataforma, perfis que tiverem o hábito identificado terão seu alcance reduzido e podem sumir do feed de seus amigos e seguidores.

A verificação do conteúdo é feita por agências de checagem independentes parceiras da rede social e o processo é iniciado após denúncias de usuários.

As marcações de publicações que contêm informações falsas já acontecem no Brasil desde 2018. A novidade é que, além das postagens isoladas, o perfil por inteiro será marcado e usuários serão avisados da prática antes de começarem a seguí-lo.

captura de tela do aplicativo

Novos seguidores receberão um alerta indicando que o perfil costuma publicar informações falsas. Foto: divulgação/Facebook.

Os perfis que foram sinalizados serão notificados pela rede social e receberão um alerta os informando sobre as punições que sofrerão. O alerta recebido quando uma informação for considerada falsa também recebeu algumas mudanças. Agora, ele inclui um link para a publicação da agência contendo a checagem dos fatos e opções para entender esse processo ou deletar a publicação.

captura de tela do aplicativo

Foto: alerta enviado aos perfis que compartilham notícias falsas. Foto: divulgação/Facebook.

Após aplicada a punição, o perfil retomará o alcance original se parar de compartilhar notícias falsas. A rede social, no entanto, não divulgou uma métrica específica que será utilizada para classificar esses perfis e nem um tempo específico de duração da punição.

A adição pode dar mais segurança aos usuários que buscam informações pela rede social, mas ainda não traz transparência ao processo e à aplicação das penalidades.

Leia mais sobre o Faceebook:

Audiência do Instagram já supera a do Facebook em 35%

Instagram e Facebook agora permitem que usuários escolham se querem ocultar ou não o número de curtidas

Facebook emitirá aviso quando usuários forem compartilhar notícias sem ler

Facebook envia aviso a usuários de IOS justificando o rastreamento de dados

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você