Estudo revela que 55% dos influenciadores do Instagram já praticaram fraudes

Entre os tipos de fraude está compra de seguidores e visualização de stories

Por: Adriane Garotti | 20 abril - 19:43

Um estudo divulgado pelo HypeAuditor, que é uma plataforma que está sempre investigando as personalidades digitais, mostrou como o número de fraudes dentro do Instagram cresceu em 2020, principalmente quando se fala em perfis de influenciadores digitais. 

Os dados mostraram que 66% das contas envolvidas nas fraudes dentro da rede social são de celebridades e mega-influenciadores – aqueles que possuem um grande número de seguidores na plataforma. A intensidade dessa prática de falsificação dos dados aumentou durante o ano em que o isolamento social foi instaurado na sociedade e, consequentemente, as pessoas passaram a focar ainda mais em apps como o Instagram. 

Mulher segurando celular com página inicial do Instagram aberta

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Entre os principais pontos que são manipulados por essas pessoas está a compra para aumentar o número de seguidores, de visualização nos stories, nas curtidas das fotos e até mesmo de comentários. Neste último, tudo acontece através de grupos específicos que em conjunto passam a engajar determinado perfil no Instagram. 

Quando falamos de contas menores, os chamados nanoinfluenciadores – com até 5 mil seguidores -, o número de perfis que praticam as fraudes é bem menor, totalizando 42%. Porém, é comum casos de pessoas que desejam aumentar o alcance na rede social e acabam se submetendo à prática de atividades fraudulentas.

O estudo também trouxe dados que mostram como é difícil saber o que está por trás do outro lado da tela. Segundo o HypeAuditor, apenas 55% das contas são realmente mantidas por pessoas reais. 

Fonte: site TecMundo

LEIA MAIS:

Confira os lançamentos do primeiro evento da Apple em 2021

Rumores indicam que Instagram pode lançar o recurso de criptografia nas mensagens

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você