Dica: 8 aplicativos de música que podem funcionar de forma gratuita

Mesmo não sendo assinante é possível usufruir de alguns apps conhecidos

Por: Adriane Garotti | 02 abril - 21:33

Hoje em dia, a maioria das pessoas passaram a ouvir suas músicas preferidas em plataformas de streaming. Muitas delas acabam exigindo uma assinatura mensal para que não sejam realizadas propagandas e interrupções quando o usuário não estiver conectado à internet. Entretanto, existem muitas opções legais e até conhecidas para quem estiver em busca de aplicativos de música. 

É importante ressaltar que o principal motivo de existir uma forma de “cobrança” dentro dessas plataformas, é por causa dos direitos autorais das músicas. Da mesma forma que as pessoas compravam CDs antigamente e pagavam por aquele produto, hoje em dia a situação continua a mesma, porém de forma digital. 

Mulher ouvindo música no fone de ouvido

(Foto: Reprodução/Freepik)

Os anúncios e assinaturas são formas de cada aplicativo conseguir cobrar um valor por aquele direito autoral que está sendo disponibilizado para o ouvinte. Então, sabendo do motivo por trás do valor que essas plataformas cobram, venha descobrir uma listinha com algumas opções para quem quer ouvir música sem um plano de assinatura. 

Spotify

Uma das mais famosas plataformas de streaming de música atualmente, o Spotify possui 345 milhões de pessoas ativas. Porém, 190 milhões de usuários estão usando esse aplicativo de forma gratuita, dado que mostra que é possível usufruir de certos recursos. Sem ser assinante você ainda pode ouvir músicas, lançamentos, podcasts e criar playlists, tudo no modo aleatório e com anúncios no meio. 

SoundCloud

Essa plataforma é divertida e permite que você descubra as principais novidades no mundo da música. Com ela é possível que os artistas iniciantes publiquem suas obras de forma gratuita, ficando disponível para quem quiser ouvir. Lá também é possível escutar playlists e compartilhar novidades com os amigos. 

Deezer

Esse aplicativo também é bastante conhecido no mundo dos streamings. Ele possui mais de 73 milhões de faixas disponíveis. De forma gratuita você pode pular até seis músicas, mas sempre com a presença de propagandas. Além disso, existem as playlists, rádios ao vivo e muito mais para quem quiser experimentar.  

YouTube Music

Com o antigo Google Play Music, que acabou em 2020, o YouTube Music é a nova tendência que a empresa está apostando. Nessa, as coisas funcionam um pouco diferente, já que se tornou uma junção de vídeo e músicas.Também é possível fazer playlists e escutar os lançamentos do momento.

Amazon Music

Mais uma plataforma da Amazon que está tentando conquistar seu espaço no mercado digital. De forma um pouco limitada, também é possível ouvir músicas, playlists e usar a Alexa – assistente de voz – no celular. 

Audiomack

Este é um dos aplicativos mais acessíveis. Nele é possível baixar as músicas e playlists de forma gratuita para você poder escutar dentro do aplicativo. Assim, o usuário tem a oportunidade de curtir os lançamentos de maneira offline, ou seja, sem estar conectado à internet.  

Resso

Aqui é possível usufruir de um design colorido e chamativo que a plataforma proporciona para o usuário. Também dá para ouvir rádio, criar playlists e o mais legal, ter acesso às letras das músicas enquanto estiver escutando. O que é bem legal quando são sucessos internacionais, que às vezes é necessário entender a letra da música. 

eSound

Nesse aqui é tudo gratuito. Você pode ouvir as suas músicas, não tem limite de pulos e a maioria dos recursos são grátis para o usuário. A única ressalva dessa plataforma de streaming é não poder baixar as músicas para ouvir offline – sem estar conectado à internet -, pois o aplicativo é conectado ao YouTube. 

Contém informações do site Canaltech*

LEIA MAIS:

Spotify lança novo recurso que traz playlists personalizadas

Deezer lança o plano Family HiFi com áudio de alta qualidade

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: