Samsung e Xiaomi devem lançar chipset em conjunto

Processador das marcas deve ser baseado em núcleos Cortex X2, da ARM, ainda não revelados

Por: Gabrielle Gonçalves | 28 abril - 22:19

Segundo rumores, a Xiaomi e a Samsung teriam firmado uma parceria para lançar um processador em conjunto para os seus smartphones tops de linha. As duas empresas teriam realizado cinco reuniões até agora sobre o desenvolvimento de um chip baseado em núcleos Cortex X2, da ARM, que devem ser revelados ainda este ano.

O novo processador idealizado pela Xiaomi deve aproveitar os projetos realizados entre a Samsung e a AMD e vir com uma GPU ARM Mali integrada, devido a quantidade limitada dessas peças disponíveis no mercado. Esta não seria a primeira vez que a marca chinesa manifesta interesse na produção de seus próprios chipsets.

No início deste mês, nós já havíamos noticiado que um relatório apontava que a Xiaomi e também a Oppo teriam se juntado ao Google para produzir processadores. A marca também já tinha indicado a produção de um chip próprio na rede social chinesa Weibo.

Já a Samsung já tem uma experiência no desenvolvimento de chipsets, com os modelos Exynos. A empresa também se baseia na tecnologia da ARM na fabricação dos seus processadores e deve estar esperando os núcleos Cortex X2 para os próximos modelos.

A Xiaomi e a Samsung não são as únicas empresas que estão planejando o desenvolvimento de seus próprios chips. Outras empresas têm feito isso, principalmente por conta da crise no mercado de semicondutores – principais matérias-primas para a fabricação dos processadores.

O Google vem trabalhando no seu próprio SoC chamado “Whitechapel”, que deverá vir no próximo Pixel 6, com lançamento previsto para o final deste ano. A Apple também estaria se antecipando para a produção do chip “A15” para o iPhone 13 e do “M2” para Macs.

Outras informações indicam que a Qualcomm, responsável pela produção de chipsets de diversos smartphones, é outra empresa que pode estar esperando o lançamento dos núcleos Cortex X2 para as futuras gerações de processadores.

Fonte: Gizmochina

LEIA MAIS:

Escassez de placas de vídeo deve continuar ao longo de 2021

Samsung diz que deve pular Galaxy Note este ano

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: