Malware se passa por atualização no Android

Aplicativo se infiltra nos smartphones para roubar dados dos usuários

Por: Gabrielle Gonçalves | 31 março - 23:48

Um aplicativo malicioso tem se passado por uma atualização para roubar dados de usuários de Android. A ferramenta é um spyware – tipo de programa automático intruso que se infiltra em um sistema de computadores e smartphones para coletar informações pessoais.

Chamado de “System Update”, a ameaça foi descoberta por pesquisadores da empresa de segurança Zimperium, dos Estados Unidos. O programa foi classificado como um Cavalo de Troia – nome que tem origem na Guerra de Troia, quando os gregos construíram um cavalo de madeira como estratégia para a conquista da cidade. A expressão é usada na informática para designar qualquer malware que engana os usuários sobre sua real intenção.

O System Update funciona como um vírus de acesso remoto, que envia os dados para um servidor de comando localizado à distância. Ele também pode controlar o dispositivo, gravando áudios pelo WhatsApp, verificando a barra de pesquisa, visualizando a lista de contatos, tirando fotos ou monitorando a localização.

O spyware é baixado prometendo melhorar o smartphone e mantê-lo atualizado. Ele está disponível em lojas de aplicativos de terceiros e não foi encontrado na Play Store. A Zimperium considerou o programa sofisticado e acredita que muito esforço e muito tempo foram demandados na sua criação. A empresa também monitora a existência de outros programas do mesmo tipo.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você