Apple decide punir aplicativos que derem “prêmios” em troca da ativação do rastreamento

Essa nova regra está dentro da atualização do iOS que trouxe a tecnologia App Tracking Transparency (ATT)

Por: Adriane Garotti | 27 abril - 19:50

A Apple anunciou que está disposta a banir os aplicativos que passarem a oferecer “prêmios” ou qualquer outro tipo de incentivo para que os usuários aceitem a ativação do rastreamento no aplicativo. Essa regra chegou junto com a atualização do sistema iOS para o modelo 14.5, na última segunda-feira (26), que trouxe a tecnologia App Tracking Transparency (ATT).

A ideia da Apple é que os desenvolvedores de apps começam a seguir as novas regras impostas pela empresa. É importante ressaltar que a gigante da maçã costuma ser bem rígida quando o assunto diz respeito a suas políticas de uso.

Celular com o sistema de rastreamento da Apple aberto

(Foto: Divulgação/Apple)

Também foi avisado que, a partir de agora, possíveis truques com os botões dentro do aplicativo, de maneira que tentem enganar o usuário para que ele aceite a ativação do rastreamento, também será uma forma de violação das novas regras. 

Além disso, o uso de técnicas que acabam direcionando a pessoa para o menu do sistema do iOS, onde é possível ativar essa função de rastrear, passa a ser proibido e pode resultar em algum tipo de punição por parte da Apple. Os desenvolvedores devem realizar as devidas modificações no seu software para estarem de acordo com a nova política de uso. 

App Tracking Transparency (ATT)

Essa mudança que chegou junto com o iOS 14.5 e trouxe polêmicas, após a reclamação de algumas empresas de tecnologia como Google e Facebook. Isso é devido a muitas delas usarem o sistema de rastreio dos usuários para conseguir gerar uma publicidade mais direcionada em suas plataformas. 

Anteriormente, muitas dessas empresas apenas informavam sobre o rastreamento em seus contratos virtuais – que a maioria das pessoas acabavam não lendo. Agora, em todo aplicativo surgirá uma caixa de diálogo pop-up padrão trazendo a pergunta da autorização ou não desse recurso.

Fonte: Apple

LEIA MAIS:

Confira todas as novidades da versão 14.5 do IOS

Saiba como alterar a voz da assistente Siri no IOS 14.5

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: