Android 12 deve ganhar um modo chamado “extremamente escuro”

A ideia é deixar a luz da tela ainda mais baixa quando o modo escuro não for o suficiente

Por: Adriane Garotti | 26 abril - 19:18

Segundo informações do site Android Police, o Google está desenvolvendo um modo “extremamente escuro” para ser lançado junto com o Android 12. Esse recurso visa ajudar aquelas pessoas que sentem a necessidade de deixar a luz da tela do smartphone ainda mais baixa quando o conhecido “modo escuro” passa a não ser mais suficiente. 

Os dados divulgados pelo Android Police mostraram essa nova seção que pode estar presente na futura atualização do sistema Android. Segundo eles, toda a configuração realizada e ajustada pelo usuário dentro dessa nova ferramenta vai se manter preservada mesmo se o dispositivo for desligado – podendo ser desabilitado a qualquer momento pelo usuário. 

Novo mode escuro do Android 12 aberto no celular

(Foto: Reprodução/Android Police)

As imagens e vídeos divulgados mostram uma interface no qual apresenta a indicação “deixe a tela mais escura para tornar a leitura mais confortável”. O sistema ainda traz a informação de que “essa ferramenta pode ser útil quando: o nível mínimo de brilho do celular ainda é muito claro, você está usando seu telefone em ambientes escuros, como durante a noite ou num quarto escuro antes de ir dormir”, informa. 

Espera-se que esse novo recurso irá ajudar na economia da bateria dos smartphones, mas nada foi confirmado pelo Google até o momento. As especulações também questionam se, quando o usuário optar por deixar o recurso “extremamente escuro” fixo, o uso em ambientes muito claros será um problema. 

Os rumores sobre essa nova ferramenta já haviam se iniciado desde o lançamento da primeira Developer Preview (DP), mas vale lembrar que até o momento atual o modo “extremamente escuro” passou por muitas modificações para sua melhoria. Mais informações devem ser confirmadas durante o anúncio da nova versão Beta, prevista para acontecer entre os dias 18 e 20 de maio, durante o evento  Google I/O.

Assista o vídeo mostrando como irá funcionar esse novo recurso:

Fonte: Android Police e Canaltech

LEIA MAIS:

O Google disponibiliza prévia do Android 12 para desenvolvedores

Android 12 pode ganhar lixeira oculta própria para arquivos excluídos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: