Resident Evil completa 25 anos de existência

Confira curiosidades sobre a principal franquia do gênero survival horror

Por: Gabrielle Gonçalves | 22 março - 22:39

Nesta segunda-feira (22), o Resident Evil completa 25 anos. Lançado em 22 de Março de 1996, o game foi um sucesso da Capcom nos seus primeiros anos de existência, vendendo quase 3 milhões de cópias no mundo todo. Atualmente, o jogo se tornou um dos principais nomes do gênero survival horror.

Campanha dos fãs para o aniversário de 25 anos de Resident Evil. Imagem: Capcom/Divulgação

Origens

Resident Evil tem como uma de suas inspirações o jogo Sweet Home, lançado em 1989 pela própria Capcom. A franquia é considerada por muitos especialistas como um dos pilares dos jogos de terror. Nele, cinco cientistas exploram uma mansão abandonada do falecido Mamiya Ichirou. Ao entrar na casa, os personagens descobrem que ela está mal assombrada pelo antigo dono e por outras criaturas sobrenaturais. Assim, eles devem descobrir um jeito de sair da residência antes que todos sejam mortos. O jogo foi lançado apenas no Japão para o Famicom, considerado o Nintendinho japonês.

Anos depois, o produtor Tokuro Fujiwara teve a ideia de fazer um remake de Sweet Home. O desenvolvimento ficou a cargo do diretor Shinji Mikami. A ideia inicial era que o game fosse para Super Nintendo. Depois, surgiu a ideia de fazer um título 3D original em primeira pessoa para PlayStation e, posteriormente, em terceira pessoa.

O primeiro título da franquia foi lançado no Japão, com o nome Biohazard. Contudo, para que fosse lançado em países ocidentais, o jogo precisava mudar de nome – uma vez que já existia uma banda de heavy metal chamada assim. Diante da necessidade de mudar o título, a Capcom lançou um concurso para a escolha do novo nome. A divisão da empresa nos Estados Unidos coletou sugestões dos funcionários, e os responsáveis decidiram batizá-lo de Resident Evil.

Além da mudança de Super Nintendo para PlayStation e da alteração no nome, os jogos iniciais da franquia foram pensados para serem em fps (sigla para quadros por segundo, em inglês). O estilo foi alterado quando os desenvolvedores criaram dificuldades técnicas pelas limitações de hardware do console. Assim, surgiu o formato atual, com câmera fixa, em terceira pessoa, e foco na coleta de itens e solução de puzzles.

Popularização

Com versões para PlayStation, SEGA Saturn e PC, Resident Evil é febre entre os jogos de terror. A versão original vendeu quase 3 milhões de cópias e tornou-se o maior sucesso do PlayStation nos anos iniciais. A franquia gerou mais de 200 milhões de dólares para a desenvolvedora Capcom.

Como um dos expoentes do gênero survival horror, o game inspirou vários outros jogos. É o caso de Eternal Darkness: Sanity’s Requiem, Onimusha, Obscure, Cold Fear, Silent Hill, Rule of Rose, Koudelka, Fatal Frame e Dino Crisis.

A franquia ainda lançou vários filmes inspirados no jogo. São eles: Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002), Resident Evil: Apocalipse (2004), Resident Evil: A Extinção (2007), Resident Evil: Recomeço (2010), Resident Evil: Retribuição (2012) e Resident Evil: O Capítulo Final (2017). Apesar das constantes avaliações negativas aos filmes pela crítica especializada, a série é a franquia cinematográfica mais bem-sucedida baseada em jogos eletrônicos.

O último filme, que deve ser lançado ainda este ano, teve seu título revelado nesta semana pelo diretor Johannes Roberts, em entrevista ao site IGN durante a edição online do festival SXSW. O nome será Resident Evil: Welcome to Raccoon City (Resident Evil: Bem-vindo à cidade Raccoon). A previsão de estreia está marcada para 3 de Setembro de 2021.

Hoje

Além do filme Welcome to Raccoon City, Resident Evil também tem um capítulo novo dos games. Resident Evil 8: Village é o próximo título, anunciado pela Capcom durante um evento de divulgação do PlayStation 5 (PS5), no ano passado. O jogo, que tem o lançamento previsto para 7 de Maio, estará disponível, além do PS5, para PS4, Google Stadia, Xbox One, Xbox Series X/S.PS5, Xbox Series X e PC.

Nesta segunda-feira, dia do aniversário da franquia, a Capcom anunciou, em seu Twitter, um Resident Evil Showcase para Abril. No evento, devem ser reveladas novidades sobre o enredo e gameplay do jogo. Veja a seguir:

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: