CD Projekt RED tem maior lucro de sua história em 2020

Lançamento de Cyberpunk 2077 fez a empresa duplicar o antigo recorde de 2015, ano de lançamento de The Witcher 3: Wild Hunt

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 16 abril - 14:19

Mesmo com todos os problemas de seu lançamento, Cyberpunk 2077 trouxe resultados financeiros incríveis para sua desenvolvedora, CD Projekt RED.

Em um relatório prévio do ano fiscal de 2020, a empresa polonesa revelou uma receita de cerca de 562 milhões de dólares.

Segundo levantamento do site gamesindustry.biz, o número supera em quatro vezes o resultado do ano de 2019 e eleva em duas vezes e meia o recorde absoluto da empresa do ano de 2015, quando foi lançado o game The Witcher 3: Wild Hunt (U$ 210 milhões).

Personagem segurando uma pistola a frente de uma cidade

Foto: divulgação/CD ProjectRED

Os bons números não limitaram-se à receita. A CD Projekt RED também potencializou seus lucros em 2020 e estabeleceu um novíssimo recorde mais de três vezes maior que o anterior.

Em 2015, com o lançamento de The Witcher 3, a empresa embolsou 89,8 milhões de dólares. Já em 2020, com o conturbado lançamento de Cyberpunk 2077, o lucro foi de U$ 303 milhões.

Os bons números só mostram o tamanho da espera pelo jogo que prometia revolucionar toda uma indústria. Se compararmos o tempo para que as produções gerassem esse resultado, os números são ainda mais surpreendentes.

The Witcher 3 foi lançado em maio e teve quase todo o ano fiscal de 2015 para se estabelecer. Já Cyberpunk 2077 chegou aos consumidores em 10 de dezembro com pouquíssimo tempo para superar o marco anterior.

Personagem segurando uma pistola a frente de uma cidade

Foto: divulgação/CD Project RED

Claramente, sem um relatório completo, não é possível entregar todos os louros ao jogo futurista, que foi imensamente criticado pelo estado em seu lançamento, principalmente nos consoles.

A empresa teve de se comprometer a devolver o dinheiro daqueles que se descontentaram com o resultado final, teve o jogo removido da PlayStation Store e ainda está lançando patches de correção para tentar consertar o estrago.

No entanto, o sucesso de vendas de Cyberpunk 2077 é inegável. Mais de 8 milhões de cópias foram vendidas em pré-venda e é o maior lançamento digital da história dos jogos.

A queda nas vendas e o impacto negativo do jogo sobre a empresa deve ser observado, então, apenas nos números finais de 2021.

A CD Projekt RED divulgará o relatório completo de 2020 na quinta-feira que vem (22).

Veja também:

Cyberpunk 2077 recebe nova atualização para corrigir bugs

Apex Legends bate 100 milhões de jogadores em todo o mundo

Primeira DLC de Assassin’s Creed Valhalla é adiada para maio

Free Fire baniu 1,3 milhão de contas por uso de hacks

 

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: