Veja como fazer e solicitar pagamentos pelo WhatsApp

Recurso chegou neste mês ao Brasil e já está disponível a quase todos os usuários

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 25 maio - 18:34

O WhatsApp Pay chegou Brasil no começo deste mês. O novo recurso permite que usuários solicitem ou façam pagamentos pelo próprio aplicativo de mensagens em conversas privadas ou em grupo.

Com funções e limites de transferências ainda muito restritos, a empresa promete, aos poucos, expandir a ferramenta no país e, no futuro, lançar uma versão específica para comerciantes que buscam fazer negócios pelo mensageiro.

Por enquanto, as transferências têm um limite máximo de R$ 1.000 por operação e 20 operações por dia. O valor máximo que pode ser operado por mês foi restringido a R$ 5.000.

O WhatsApp Pay exige que o aplicativo e software do dispositivo estejam atualizados para as últimas versões disponíveis. O recurso ainda está sendo liberado aos poucos e pode ser que não esteja disponível para alguns usuários. Nesse caso será necessário pedir que alguém envie ou solicite um pagamento para forçar o cadastro do recurso no aplicativo.

Uma vez disponível, o WhatsApp Pay pedirá o cadastro de um cartão de débito ou pré-pago para operar as transações. Basta clicar na aba de “Pagamentos” no menu do aplicativo e adicionar um método de pagamento.

Até o momento, a empresa só aceita cartões de débito das bandeiras Mastercard e Visa das seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil
  • Banco Inter
  • Bradesco
  • Itaú
  • Mercado Pago
  • Next
  • Nubank
  • Sicredi
  • Woop, a conta digital da Sicredi

Será necessário informar, além dos dados do cartão, nome completo do usuário, CPF e endereço. O banco poderá, também, solicitar uma autenticação pelo aplicativo da instituição financeira ou enviar um código de validação para o e-mail cadastrado no cartão.

O aplicativo também pedirá para que o cadastro de uma chave PIN, para aumentar a segurança do recurso. Também é possível utilizar biometria ou reconhecimento facial, dependendo do modelo de celular utilizado.

capturas de tela do aplicativo de mensagens

Para utilizar o recurso é necessário cadastrar um cartão de débito ou pré-pago Foto: reprodução/WhatsApp

Após cadastrado o cartão, será preciso escolher a conversa onde deseja solicitar ou enviar um pagamento, clicar no botão “Anexar”, sinalizado por um  “+” (para IOS) ou um clipe de papel (para Android), e selecionar a opção “Pagamento”.

No caso de uma conversa em grupo, será necessário escolher qual o usuário que participará da operação. Até o momento, ainda não se pode criar um único link para solicitar vários pagamentos e nem transferir a várias pessoas de uma vez.

capturas de tela do aplicativo de mensagens

Novo recurso pode ser encontrado no botão “Anexar” da conversa. Foto: reprodução/WhatsApp

O aplicativo abrirá uma tela com opções de pagar ou solicitar pagamento e um campo para preencher o valor da transação. O usuário pode adicionar, também, uma legenda personalizada.

Feita a configuração, é só clicar na seta presente no campo inferior direito para enviar. O aplicativo apresentará uma tela com todos os dados da transação e um botão para confirmar. Antes de enviadas, todas as operações exigem o PIN de segurança ou a confirmação cadastrada de biometria ou reconhecimento facial.

capturas de tela do aplicativo de mensagens

Etapas para o cadastro no WhatsApp Pay. Foto: reprodução/WhatsApp

A transferência ou solicitação de pagamento aparecerá na própria conversa acompanhada do valor, da legenda editada e de um status da operação: Efetuada, Processando, Pendente e afins. Para conversas em grupo, a única diferença é que essa mensagem ficará visível para todos os integrantes.

O Status também acompanha uma média de tempo para a conclusão do pagamento. No entanto, essa média varia de acordo com a instituição financeira cadastrada.

É importante ressaltar que, como todas as operações no aplicativo são intermediadas pelas operadoras de cartão de débito e pela Cielo, é preciso que a pessoa para quem o dinheiro será enviado deverá ter um cartão cadastrado para que a transferência seja concluída.

No menu de pagamentos do aplicativo, o WhatsApp ainda apresenta um histórico de operações para que os usuários controlem o fluxo de dinheiro pelo aplicativo.

O recurso de pagamentos é totalmente opcional e pode ser cancelado a qualquer momento. Basta entrar no mesmo menu de pagamentos nas configurações do aplicativo, clicar nas formas de pagamento e selecionar a opção de remoção do Facebook Pay, logo abaixo da solicitação de relatórios de pagamentos.

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