Suprema Corte dos EUA fica ao lado de Google em acusação da Oracle por direitos autorais sobre Android

Google obteve um grande vitória em sua longa batalha contra a Oracle, o processo é desde 2011

Por: Aline Rocha Lemos | 06 abril - 07:55

Nesta segunda-feira (5), a Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu vitória ao Google, na acusação feita pela Oracle contra o Google sobre direitos autorias. Foi uma longa batalha, Oracle entrou em 2011 com uma ação de US$ 9 bilhões contra o Google, acusando a empresa de ter desenvolvido o sistema para celulares usando parte da linguagem Java, ou seja o Google foi acusado de estar copiando os desenvolvedores que investiram no ecossistema da Oracle.

Suprema diz: “A cópia da API do Google para reimplementar uma interface de usuário, levando apenas o necessário para permitir que os usuários coloquem seus talentos acumulados para trabalhar em um programa novo e transformador, constituiu um uso justo desse material”, a decisão foi tomada por 6 votos a 2, e o Google foi isento de pagar bilhões à concorrente.

A empresa acusa o Google de ter copiado interfaces de programação do Java (API), cerca de 11 mil linhas de código, para desenvolver o sistema operacional utilizado pela maioria dos celulares do mundo.

O juiz Stephen Breyer considera que as APIs, serve para verificar interações entre programas, e que são diferentes de outros tipos de software, diz que o Google copiou apenas 0,4% das 2,86 milhões de linhas de código da API do Java.

O juiz Breyer ressalta que o uso da linguagem foi “justo”, portanto, “a cópia do Google não violou a lei de direitos autorias”.

Conheça a Oracle

A Oracle é uma empresa multinacional de tecnologia e informática norte-americana, foi criada para desenvolvimento e comercialização de hardware, softwares e de banco de dados.

Fundada em 1979, ela é referência no gerenciamento de bancos de dados e servidores para empresas, escolas e governos, incluindo o dos EUA. A companhia trabalha também na infraestrutura de servidores na nuvem e na área de inteligência artificial.

A Oracle foi avaliada em US$ 180 bilhões, ela é concorrente das gigantes como a Microsoft e Amazon, no segmento de servidores na nuvem.

LEIA MAIS:

Google descarta participação ao Mobile World Congress 2021

Próximo smartphone da linha Pixel, pode ser o primeiro com chip feito pelo Google

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você