Spotify terá transcrição de áudio automática para podcasts

Recurso entrará em fase de testes nesta semana, mas apenas para áudios em inglês

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 18 maio - 21:37

O plataforma de streaming de áudio Spotify anunciou, nesta terça-feira (18), um novo recurso para seus assinantes: a transcrição automática de podcasts.

A novidade entrará em fase de testes nesta semana. Inicialmente restrita para produções originais, trará, junto do áudio, um texto com a transcrição. O usuário pode acompanhar a reprodução lendo o texto ou usá-lo para navegar pelo podcast, uma vez que, clicando em uma parte especifica da transcrição, será levado para o momento exato do áudio em que a fala se encontra.

O recurso é importante adição para aumentar a inclusão da plataforma entre pessoas com problemas de audição ou até mesmo facilitar o consumo dos produtos. Segundo a Spotify, mesmo que ainda restrito a produções originais, o plano é estender a transcrição automática para todos os podcasts no futuro.

Mesmo que animadora, a inclusão ainda se limita a áudios em inglês. A adaptação para outras línguas ainda deve demorar a chegar e não há informações sobre a vinda do novo recurso ao Brasil.

A Spotify também anunciou uma série de mudanças para o design de sua plataforma. Também a fim de uma maior inclusão, fontes e botões ficarão maiores e haverá uma mudança no padrão de cores para atender a uma parcela dos usuários com problemas de visão.

Veja também:

Amazon Music Unlimited oferecerá músicas em HD sem custos adicionais

Apple Music recebe suporte para Dolby Atmos e Lossless Audio

Google apresenta novo sistema operacional Android 12

Spotify lança nova biblioteca de áudio para smartphones

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: