Robô do iFood realiza entregas de ovos de Páscoa no Brasil

Dispositivo batizado de Ada ainda está em fase de testes

Por: Gabrielle Gonçalves | 25 março - 21:25

O robô autônomo do iFood realizou uma entrega de ovos de Páscoa no Brasil. A ação aconteceu no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. O veículo transferiu os chocolates de uma loja até o iFood Hub, ponto de encontro dos entregadores.

Foto: Divulgação/iFood

O robô Ada foi anunciado como projeto do iFood no ano passado. A tecnologia é uma parceria com a empresa especializada em inteligência artificial Synkar. O nome é uma homenagem à escritora e matemática Ada Lovelace, que escreveu o primeiro algoritmo do mundo a ser processado por uma máquina.

O Ada tem capacidade para entregar até 30 kg de encomendas. Ele promete um processo de entrega mais automatizado, que permite que o usuário acompanhe com mais precisão onde está o seu pedido. A construção do robô é feita de material sustentável, e a bateria tem previsão de 12 horas de autonomia. Dentro do dispositivo, existe também um sistema de raios UV-C, que esteriliza as embalagens para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Por enquanto, o robô do iFood continua em fase de testes. Eles já estão sendo utilizados em alguns condomínios para evitar o contato entre os entregadores e os clientes durante a pandemia. A expectativa é que o uso seja ampliado no futuro. No entanto, é importante frisar que os entregadores continuarão parte central das entregas de refeições.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: