Play Store ganha novo recurso para tornar as instalações de aplicativos mais rápidas em Android

A ferramenta melhora os downloads e tempo de abertura dos aplicativos

Por: Aline Rocha Lemos | 24 abril - 16:10

Os aplicativos estão sempre crescendo em tamanho e principalmente sobrecarregando os recursos do telefone e dados de internet. A todo momento tem desenvolvedores criando aplicativos novos e acontece muito dos app serem pesados, com isso, o processo de download é mais lento e desempenho no smartphone não é um dos mais agradáveis, dependendo do celular o aplicativo trava muito, pois o celular não tem suporte suficiente para programas pesados.

Play Store recebe novo recurso

Imagem: Divulgação/Web

Mas, o Google deu um passo adiante com a otimização da instalação de aplicativos, que estudará mais sobre o aplicativo assim que aberto e irá usar dados para melhorar o processo de atualização e inicialização do aplicativo. Essa nova ferramenta ainda não está disponível na Play Store, mas o 9to5Google identificou um documento de suporte para o recurso que já está ativo.

Quando baixamos um aplicativo pela primeira vez, o Google monitora quais partes do aplicativo você usa e quais não. Esses dados podem ser usados para melhorar o gerenciamento de recursos em seu celular. Em vez de abrir o aplicativo interno na RAM, o telefone pode carregar as peças que você mais usa, reduzindo a carga do processador e a quantidade de RAM necessária. Isso é feito com a política de privacidade existente no Google, então nenhuma informação pessoal será analisada.

De acordo com pesquisas do Android Police, alguns usuários estão começando a ver uma alerta de que o otimizador de instalação do aplicativo está ativo. A mensagem pop-up deixa visível que os dados estão sendo coletados e usados para acelerar os procedimentos de instalação do aplicativo.

LEIA MAIS:

Google Play Store apresenta nova interface na sua atualização

Google reduz comissão paga por pequenos desenvolvedores na ‘Play Store’

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: