O revolucionário Mac OS X da Apple, completa 20 anos

Sistema operacional da Apple, que impactou muito a marca em 2001, confira

Por: Aline Rocha Lemos | 25 março - 08:45

Nesta quarta (24), o Mac OS X completou 20 anos, um sistema operacional da Apple que mudou tudo na época. Chegou após alguns anos do primeiro IMac, ajudou a imagem da Apple se tornar diferenciada, e mudou a computação para sempre.

A Apple é um grande assunto até os dias de hoje no mundo da tecnologia, são produtos diferenciados principalmente pelo design e alta tecnologia, que costumam chamar muita atenção do público. Mas, a empresa quase faliu antes do retorno dramático de Steve Jobs, em 1997, apenas um ano depois, lançou o incrível e colorido IMac G3 com grandes aprovações. Mas, enquanto o hardware parecia totalmente da era espacial, o sistema operacional parecia desatualizado, com muitos tons de cinza opacos e janelas quebradas.

MAC OS X, completa 20 anos

Imagem: Divulgação Apple

E então, chegou o grande MAC OS X, em março de 2001, com muita ostentação com o brilhante tema Aqua com sua sombras projetadas e menus azuis translúcidos, era a reforma visual do software Mac tão necessário, o sucesso foi tão forte que os usuários sentiam prazer de olhar para um computador tão elegante, “era tão bom usar o computador, quanto olhar para ele”.

A intenção do lançamento do MAC OS X foi exibir todos os design como ninguém estivesse olhada alguma vez, a marca mostrou que os computadores não precisam ser domínio exclusivo de nerds e homens de negócios. Em vez disso, eles podem ser divertidos, e em outras palavras, eles pertenciam tanto à sala de reuniões como à sala de estar.

Destacando a beleza do IMAc da Apple, nos anos 2001

Imagem: Divulgação Apple

Mas, o que torna o Mac OS X tão incrível? Não é apenas o visual do computador que conquistou a todos. Ele tinha muitos recursos incríveis também, o aplicativo Mail, ele visualizou outros aplicativos como o catálogo de endereços (agora conhecido como contatos) e o TextEdit. E ainda foi sustentado por recursos-chaves, como o Terminal, suporte gráfico OpenGL, AppleScript, memória protegida e muitos outros. Não era apenas um rostinho bonito, tinha o cérebro também.

Hoje em dia, há um foco renovado no Mac de muitos anos atrás. Em grande parte, aguardamos que o novo lançamento do chip M1 da Apple esteja próximo de outra era de ouro do tipo que foi desfrutado no Mac OS X.

LEIA MAIS:

Apple Glass pode ter tecnologia contra acidentes e impactos

Apple diz que vai recorrer após ser condenada a pagar US$ 309 milhões

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: