Metrô e trem de São Paulo venderão passagens por WhatsApp

Recurso está em fase piloto e chega para toda a população em 28 de junho.

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 02 junho - 16:05

A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo anunciou uma nova função de compra de bilhetes para usuários da rede de metrô e CPTM do estado. Agora, o bilhete digital por QR Code poderá ser adquirido.

Aos interessados, a compra pode ser feita por meio de uma conversa pelo aplicativo com o número oficial do bilhete TOP: (11) 3888-2200.

O sistema permite a compra de apenas um bilhete por vez e um limite de quatro bilhetes por dia. Os pagamentos, por enquanto, são limitados ao PIX, mas já há planos para expandir para cartões de crédito.

O bilhete digital, concluída a transação, será enviado para o dispositivo e poderá ser salvo na própria galeria de imagens do celular ou enviado para o e-mail cadastrado.


Dentre as vantagens da nova tecnologia de bilhetes digitais, está evitar o contato tanto na hora da compra quanto na utilização, visto que ainda vivemos uma grande pandemia de COVID-19 e todos os cuidados são necessários.

O novo bilhete digital por QR Code foi implementado em março deste ano e já é aceito em todas as estações de Metrô e CPTM.

os usuários também poderão carregar o cartão BOM pelo aplicativo de mensagens utilizando o mesmo número. É só iniciar uma conversa e seguir os passos indicados. O único valor de recarga oferecido, por enquanto, é de R$ 100. Para efetivar a recarga, o usuário terá de liberar o crédito nos validadores localizados nas estações.

O novo recurso de compras pelo WhatsApp está, atualmente, em fase inicial de implementação e deve chegar a toda a população apenas em 28 de junho.

O bilhete digital também pode ser adquirido pelo Aplicativo do TOP para Android e IOS, nas bilheterias, em máquinas de autoatendimento e estabelecimentos comerciais parceiros. Até o momento, 8 milhões de unidades já foram vendidas.

Veja também:

Veja como fazer e solicitar pagamentos pelo WhatsApp

Como tirar sua conta de listas de outras pessoas no Twitter

Como personalizar seu feed no Twitter

Golpes pelo WhatsApp passam a ter penas de até 8 anos de prisão

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: