Inteligência Artificial da IBM pode debater até 100 tópicos diferentes com humanos

Sistema foi alimentado com cerca de 400 milhões de artigos jornalísticos

Por: Gabrielle Gonçalves | 23 março - 22:58

A IBM, empresa de informática dos Estados Unidos, criou um sistema de Inteligência Artificial (IA) que pode debater até 100 tópicos diferentes com seres humanos. O projeto, que vem sido desenvolvido há anos, recebeu uma nova publicação na revista Nature, na última semana.

De acordo com a publicação, o chamado “Project Debater” (projeto debatedor, em tradução livre) foi alimentado com cerca de 400 milhões de artigos jornalísticos, o que permite que a tecnologia elabore frases introdutórias, contra-argumentos e conclusões sobre cerca de 100 tópicos distintos. No entanto, para que possa superar um humano, ainda são necessários alguns anos de desenvolvimento.

Project Debater/IBM

A IA da IBM foi apresentada, pela primeira vez, durante um evento em 2019. O objetivo era demonstrar a capacidade do sistema de defender um ponto de vista a partir da construção de argumentos. Na ocasião, a tecnologia competiu contra o campeão em debates profissionais Harish Natarajan. Um dos tópicos escolhidos foi se o governo americano deveria subsidiar a educação básica.

No debate, o sistema não derrotou Natarajan, mas o público concordou que seu desempenho foi excelente. “Não é uma questão de se a IA será melhor do que os humanos. Ele pode debater os dois lados, então pode ajudar muito rapidamente a entender os dois lados do problema, para que você tenha uma visão mais ampla e possa tomar uma decisão melhor”, afirmou a gerente da equipe de Debatedores do Projeto, Ranit Aharanov.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: