Google tornará padrão a autenticação em dois fatores para seus serviços

Recurso aumenta a segurança dos dados de usuários e passará por fase de testes antes de chegar ao público geral

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 07 maio - 15:11

A Google anunciou, nesta sexta-feira, 7 de maio, que adotará a autenticação em duas etapas como padrão para logins em suas plataformas.

O mecanismo já é amplamente utilizado para proteger a conta dos usuários, no entanto, a empresa busca promover ainda mais sua utilização até torná-la a forma padrão de login.

Segundo comunicado divulgado, apenas algumas contas selecionadas e que atendam aos requisitos receberão o novo recurso. Ele passará por uma pequena fase de testes onde a empresa receberá o feedback de usuários.

A Google promete melhorar o mecanismo de autenticação em dois fatores para torná-lo mais prático e cômodo aos usuários.

A autenticação em dois fatores funciona da seguinte maneira: Ao logar em um novo dispositivo, além da senha padrão, a Google envia uma notificação a outros dispositivos logados ou smartphone cadastrado pedindo a confirmação da autenticidade do login.

O recurso permite que, mesmo que alguém descubra a senha do usuário, os dados continuem protegidos por uma segunda linha de defesa.

Pode gerar certo desconforto realizar esse processo, no entanto, pode evitar que as informações pessoais e dados da contem sejam acessados por hackers ou pessoas que, eventualmente, tenham descoberto a senha de acesso.

Até o momento, não foram liberadas datas exatas para quando aos usuários receberão o novo padrão, mas, uma vez que o recurso não é grande novidade para a empresa, esse período de testes deve ser breve.

veja também:

Google erra data do Dia das Mães e posta homenagem antecipada

Google Maps indicará postos de vacinação contra COVID-19 no Brasil

Confira todas as Televisões da Samsung anunciadas para 2021

Twitter melhora recorte de imagens no Feed para IOS e Android

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: