Google Lens passa a fazer parte da versão desktop do Google Fotos

O recurso utilizado nos smartphones também poderá ser usado no computador

Por: Adriane Garotti | 12 abril - 18:52

O recurso do Google em permitir que a câmera do celular consiga “ler” as fotos ou imagens que lente é direcionada, sem dúvidas, é um grande avanço que a empresa oferece aos seus usuários do sistema Android. Porém, a partir de agora essa possibilidade vai se estender aos navegadores.

O Google Lens  vai permitir que a versão desktop do Google Fotos também faça esse trabalho. Agora vai ser possível que os textos presentes nas imagens sejam “lidos” e apresentados para os usuários. 

Celulares com o aplicativo Google Lens aberto

(Foto: Divulgação/Google)

Todo esse procedimento vai acontecer através do reconhecimento óptico de caracteres (OCR), ou seja, o recurso vai conseguir realizar uma espécie de varredura da imagem, fazer pequenas e rápidas pesquisas e depois oferecer ao usuário a versão em texto daquilo. 

Enquanto esse procedimento acontece, a imagem fica sinalizando pontos vermelhos em toda sua extensão, como se uma espécie de leitura estivesse sendo feita em tempo real. É importante ressaltar que essa função se diferencia do Google Lens dos smartphones em alguns aspectos, entre eles a impossibilidade de leitura de qualquer tipo de imagem. 

O que é o Google Lens?

Conhecido também como “Lente do Google”, esse aplicativo anunciado em 2017, é capaz de reconhecer os mais diversos tipos de imagens para o qual a lente é apontada. Além da identificação, também é possível que a Inteligência Artificial (IA) do Google entenda do que se trata o objeto.

Um bom exemplo da utilização desse app é poder apontar a câmera para uma placa que contenha as informações de login e senha de uma rede WiFi, a partir disso o usuário não vai precisar digitar todos os dados em seu celular, pois o Google Lens vai fazer a leitura dos das informações e conectar à rede automaticamente. 

Com informações do site Canaltech*

LEIA MAIS:

App do Google vai te ajudar a não tropeçar enquanto mexe no celular

Homem que planejava explodir data center da Amazon é preso nos EUA

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: