Google doa US$ 29 milhões para fundo de combate à fake news

A intenção é tentar frear o alcance das notícias falsas na internet

Por: Adriane Garotti | 31 março - 18:41

O Google realizou uma doação de US$ 29 milhões para o Fundo de Mídia e Informação Europeu (EMIF). O intuito dessa organização é diminuir a circulação de fake news nas redes sociais e na internet em geral. A empresa vem entrando nesse mundo de combate às notícias falsas após as recentes críticas ligadas ao seu nome. 

Diversos países cobraram o Google sobre seu posicionamento e suas medidas efetivas de enfrentamento às fake news ao redor do mundo. A ferramenta Google Ads vem sendo apontada como uma das principais formas dos posts fakes conseguirem um grande alcance na internet. 

Celular com o Google aberto

(Foto: Reprodução/Freepik)

Em um texto publicado pelo próprio Google, Matt Brittin, líder de negócios e operações do Google na Europa, disse que “conforme navegávamos no mar de incertezas e desafios no ano passado, ficou comprovada a necessidade das pessoas de acessar informações exatas, e separar os fatos da ficção”, concluiu.

O que é o EMIF?

A sigla é a abreviação de Fundo de Mídia e Informação Europeu, criado recentemente pelo Instituto Universitário Europeu e a Fundação Gulbenkian. Atualmente é gerenciado pelo Observatório de Mídia Digital da Europa. 

O intuito desse fundo é conseguir parcerias com ONGs, grandes empresas e agências de checagem de notícias para tentar diminuir a circulação de notícias falsas no meio digital. Tudo isso será feito através da criação de projetos que tenham a função de agilizar isso. A intenção é que ele tenha durabilidade de cinco anos.

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