Compras de aplicativos aumentaram 40% neste ano

Dados da App Annie Intelligence apontam que mundo gastou R$ 160 bilhões no primeiro semestre de 2021

Por: Gabrielle Gonçalves | 04 abril - 11:47

Um levantamento feito pela App Annie Intelligence apontou que, só no primeiro semestre de 2021, consumidores do mundo inteiro gastaram US$ 32 bilhões (cerca de R$ 160 bilhões) em compras feitas na App Store e na Play Store. O número é 40% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados revelam o impacto da pandemia no mercado de aplicativos. No primeiro trimestre de 2020, as pessoas ainda passavam pelo início das medidas restritivas contra a Covid-19. Agora, em 2021, os consumidores buscam cada vez mais nos app opções de lazer (como canais de streaming, jogos e redes sociais) e plataformas de trabalho (como editor de fotos e vídeos).

Ao todo, foram US$ 21 bilhões gastos na loja da Apple e US$ 11 bilhões na loja do Google. Na Play Store, as categorias Jogos, Social e Entretenimento tiveram o maior índice de compras. Já na App Store, o ranking fica com Jogos, Foto e Vídeo e Entretenimento.

O maior faturamento em compras de aplicativos fica por conta do mercado de games. Foram US$ 22 bilhões gastos na categoria de janeiro a março de 2021. Os usuários do iOS gastaram mais de US$ 13 bilhões em jogos, enquanto os do Android, US$ 9 bilhões.

O Join Clash 3D é campeão no número de downloads deste ano, mas a maior receita é de outro aplicativo: o Roblox. O jogo, que tem forte presença entre o público infantil, foi o segundo app mais lucrativo em 2020, depois de Free Fire.

Na tabela geral de compras dos aplicativos, o Youtube tem o maior volume, seguido pelo TikTok e pelo Tinder.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: