Cofundador da Adobe, Charles Geschke, morre aos 81 anos

O cientista da computação foi um dos desenvolvedores do PDF

Por: Gabrielle Gonçalves | 18 abril - 16:16

Na última sexta-feira (16), a Adobe anunciou o falecimento de um de seus fundadores, Charles Geschke, aos 81 anos. Sem entrar em detalhes sobre a causa da morte, a empresa disse que Geschke estava com familiares quando veio a óbito.

Foto: Desconhecido

Charles Geschke fundou a Adobe em 1982 junto a John Warnock, um colega com quem trabalhou na Xerox. Seu primeiro produto foi a Adobe PostScript, que ajudou no desenvolvimento da linguagem de programação. Durante a sua gestão, também foram criados outras ferramentas famosas da empresa, como o Photoshop, Premiere Pro, Illustrator, Acrobat e o PDF.

Geschke atuou como diretor de operações de 1986 a 1994, além de ter sido presidente de 1989 até sua aposentadoria em 2000. O cientista da computação seguiu no conselho da Adobe até abril de 2020, quando se tornou um membro emérito.

Em uma carta enviada aos funcionários da empresa, o CEO da Adobe, Shantanu Narayen lamentou a morte: “É com profunda tristeza que compartilho que nosso querido cofundador, Dr. Chuck Geschke, faleceu aos 81 anos, deixando uma marca indelével em nossa empresa e no mundo. Esta é uma grande perda para toda a comunidade Adobe e para a indústria de tecnologia, para quem ele tem sido um guia e herói há décadas”.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: