Chrome deve permitir o modo picture-in-picture em videochamadas

O recurso pretende diminuir problemas como ficar trocando de guia durante reuniões

Por: Adriane Garotti | 29 março - 17:01

A intenção do aprimoramento dessa ferramenta, modo picture-in-picture, dentro dos serviços do Google é facilitar a vida do usuário que, mais do que nunca, está precisando realizar diversas atividades ao mesmo tempo na frente do computador. Com o Chrome permitindo esse recurso, ficará mais fácil participar de reuniões em diferentes plataformas e não precisar trocar de guia no navegador toda hora. 

Nada foi confirmado pelo Google ainda e, também, não há evidências de nenhum teste que esteja sendo realizado. Porém, diante do crescimento do modelo de trabalho home office, as necessidades dos usuários foram aumentando na mesma proporção que a produtividade do ambiente corporativo. 

Janela do Chrome aberta com o logo do programa

(Foto: Divulgação/Google)

O que é o modo picture-in-picture

Esse recurso é mais comum nos smartphones, já que lá é esperado que o usuário realize diversas tarefas simultaneamente como, por exemplo, abrir um aplicativo de fotos enquanto continua assistindo um vídeo do YouTube. Porém, nas versões de desktop do navegador, essa ferramenta ainda não é tão comum. 

O principal intuito do modo picture-in-picture é permitir que outras janelas, de diferentes sites ou plataformas, sejam abertas simultaneamente em um formato menor – normalmente no canto da tela – dividindo espaço com a guia que já esteja aberta. 

Em videochamadas, por exemplo, seria possível visualizar a reunião em uma janela menor, ao mesmo tempo que você trabalha em algum texto aberto no Word, sem a necessidade de ficar retornando para uma guia específica. 

No Chrome

Segundo informações  do site Techtsp, esse recurso no Google será mais destinado a auxiliar as videoconferências de diferentes plataformas. Para isso será usada a tecnologia MediaSession, que vai permitir que as funções de silenciar áudio, desligar chamadas, ligar microfone e ligar webcams apareçam na janela menor do modo picture-in-picture.

Tudo indica que essa função chegue logo para os usuários, mas nada foi confirmado pelo Google. A tendência é de que seja algo disponível para Windows, Linux, Mac e Chrome OS.

LEIA MAIS:

Google atualiza Chrome e WebView após falhas no Android

Google Assistente deverá ganhar recurso para registrar lembretes

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: