Bolsonaro e ministro das Comunicações têm primeira ligação por 5G do país

Chamada foi realizada por meio do chamado 5G standalone ou 5G "de verdade"

Por: Gabrielle Gonçalves | 09 abril - 22:08

Nesta sexta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, realizaram a primeira chamada de vídeo via 5G no país. Bolsonaro estava no Palácio do Planalto, em Brasília, enquanto Fábio Faria visitava o prédio da marca Nokia, em São Paulo.

Esta foi a primeira vez que acontece uma ligação com o 5G standalone (ou 5G “de verdade”), inclusive, na América Latina. Segundo a pasta, o gabinete presidencial tem uma estrutura específica para a utilização da quinta geração de internet móvel.

O evento desta sexta faz parte de uma série de demonstrações que as fabricantes têm feito para mostrar o 5G ao governo federal. O edital de um leilão da rede foi publicado e aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em fevereiro e agora está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As empresas vencedoras ficarão responsáveis pela cobertura no território brasileiro.

A previsão é que o leilão do 5G aconteça ainda no primeiro semestre deste ano, e as expectativas são para que ele esteja disponível em todas as capitais do Brasil até junho de 2022. A tecnologia permite, entre muitas coisas, uma conexão ultrarrápida, a possibilidade de ligar vários objetos à internet ao mesmo tempo e conexões mais estáveis.

A conexão 5G que já vem sendo prometida por algumas operadoras do país, na realidade, trata-se da rede 5G DSS, que é como se fosse uma transição entre o 4G e o 5G. Para que a rede de verdade funcione é preciso que as antenas já existentes sejam adaptadas para a utilização do 5G. Também é necessário ter um telefone compatível.

Durante a vídeo chamada entre Bolsonaro e Fábio Faria, o ministro das Comunicações mostrou as antenas de 5G que foram instaladas no Palácio do Planalto e na sede da Nokia.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

 

 

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você