Arm lança novos design de chips para HPC e data centers

A empresa está em grande desenvolvimento de plataformas com alta tecnologia

Por: Aline Rocha Lemos | 28 abril - 12:18

A Advanced RISC Machine (ARM) divulgou nesta quarta-feira (28), o desenvolvimento de plataformas especiais para HPC e Data Centers, com alta tecnologia. As plataformas são Arm Neoverse V1 e Neoverse V2.

O Arm Neoverse V1 é um produto completamente novo e talvez o melhor exemplo das ambições da Arm no data center, computação de alto desempenho e espaço de aprendizado de máquina.

Já o V2, é a plataforma de computação geral da próxima geração da Arm, destinada a abranger casos de uso de nuvens e cargas de trabalho de borda em execução, é também o primeiro design na nova arquitetura Armv9 da empresa.

Arm lança novos design para chips HPC e data centers

Imagem: Divulgação/Arm

A computação de alto desempenho era dominada por um pequeno número de jogadores, mas o ecossistema Arm obteve sua vitória recentemente, com computadores excelentes na Coreia do Sul, Índia e França, produtos com alto desempenho e tecnologia de ponta.

Os lançamentos de hoje é uma grande chance para Arm se destacar com seus clientes. AWS Graviton2 está obviamente apostando nas CPUs Altra da Ampere’s Arm para sua infraestrutura em nuvem.

O vice-presidente da Arm, Chris Bergey, disse “O V1 é sobre quanto desempenho podemos oferecer – e essa era o objetivo”, além disso, o V1 é a arquitetura mais ampla da Arm até então. A plataforma não foi desenvolvida especialmente para o mercado HPC, era definitivamente um mercado-alvo. O N2 visa obter o máximo de desempenho watt, “Na verdade, trata-se de permanecer no mesmo envelope de desempenho por watt que temos no N1, mas trazendo mais desempenho”, afirmou Bergey.

O objetivo da Arm é que ela esteja em todos os lugares – da borda à nuvem. A empresa está expandindo seus serviços a todo vapor, com clientes de muito conhecimento no mercado, por exemplo a Apple, que anunciou seu chip M1, com arquitetura Arm.

LEIA MAIS:

AMD anuncia lançamento dos processadores Ryzen Pro 5000

Intel apresenta 11ª geração de processadores para desktops

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: