Apple sofre novo processo nos EUA envolvendo teclados borboleta de MacBooks

Apple deve responder pela insatisfação dos compradores frente ao programa de reparos ineficaz e, provavelmente, indenizar quem precisou pagar para corrigir o problema

Por: Gabrielle Gonçalves | 23 março - 21:16

A Apple está sofrendo uma nova ação coletiva nos Estados Unidos envolvendo os seus teclados com design “borboleta” de MacBooks, MacBooks Air e MacBooks Pro. O processo visa cobrir danos de consumidores que adquiriram os produtos nos estados da Califórnia, Nova York, Flórida, Illinois, Nova Jersey, Washington e Michigan.

Na acusação, os consumidores lesados alegam que os programas de reparo oferecidos pela Apple foram insatisfatórios. A primeira ação aconteceu em 2018, três anos depois que a empresa adotou o uso dos teclados “borboleta”. Vários ajustes foram incrementados pela fabricante desde então. No entanto, depois de reclamações constantes, a Apple decidiu parar de fabricar as chaves em 2020.

O processo afirma que a empresa sabia há anos que seus teclados estavam com defeito – e que suas mudanças incrementais não estavam resolvendo o problema principal. Os demandantes acusam a Apple de violar várias leis nos estados mencionados. Não há certificação nacional no momento, mas o escritório de advocacia por trás da ação convidou qualquer comprador americano de um MacBook afetado para preencher uma pesquisa de satisfação.

O juiz responsável pelo caso considerou que a Apple deve responder pela insatisfação dos compradores frente ao programa de reparos ineficaz e, provavelmente, indenizar quem precisou pagar para corrigir o problema.

Os teclados “borboleta”

O teclado “borboleta” leva esse nome porque possui um mecanismo abaixo das teclas que lembra o formato de uma borboleta. É ele quem aciona os interruptores do teclado. O design foi adotado pela Apple para permitir teclados mais baixos e notebooks mais finos.

No entanto, os compradores dos MacBooks que possuem o teclado borboleta alegam que ele acumula partículas de poeira embaixo, o que seria responsável por emperrar as teclas, prejudicar o reconhecimento do toque ou manter um botão pressionado ininterruptamente.

Teclado borboleta. Foto: Divulgação/Apple

 

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você