Aplicativo Wormhole é inspirado no Firefox Send e envia arquivos criptografados

Os documentos podem ter até 10 GB e serem carregados via navegador

Por: Adriane Garotti | 12 abril - 20:23

O aplicativo Wormhole, da startup Socket Inc, foi lançado com intuito de facilitar a disponibilização de arquivos criptografados no ambiente online. Para isso, a pessoa basta ter uma chave específica para baixá-lo. Ele também possui um recurso que ajuda muito os usuários, já que funciona em qualquer navegador. 

O Wormhole não exige nenhum tipo de cadastramento, os dados necessários do arquivo são carregados no servidor da empresa, depois codificados e, por fim, é gerado um link protegido de compartilhamento que dura 24 horas. Ele pode ser enviado para as pessoas por e-mail, SMS, mensagens e muitas outras formas.

Computadores azuis conectados

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Essa forma de compartilhamento já é bem conhecida em plataformas como  Dropbox, Google Drive e WeTransfer, porém elas não possuem um sistema de criptografia tão garantido em todo seu processo. 

A empresa desenvolvedora afirma que ainda há muito o que melhorar no Wormhole como, por exemplo, um aumento na velocidade da transferência dos arquivos. Ele consegue enviar até 10 GB de arquivos locais.

Feross Aboukhadijeh, fundador da Socket, disse que a inspiração para a criação do app tem nome.  “Adoramos o Firefox Send e ficamos tão desapontados quando ele foi encerrado que decidimos reconstruí-lo, mas com melhorias adicionais”, afirmou.

O que era o Firefox Send?

Esse serviço, desenvolvido pela Mozilla, também permitia a realização de compartilhamento de arquivos criptografados. Todo o processo era gratuito e oferecia aos usuários uma confiança sobre a proteção daqueles dados que estavam sendo compartilhados. Ele foi encerrado em 7 de julho de 2020, depois da descoberta de uso indevido do programa.

Fonte: site Canaltech

LEIA MAIS:

Homem que planejava explodir data center da Amazon é preso nos EUA

App Store está sofrendo com falsos reviews de seus aplicativos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você