Android Auto receberá novos aplicativos de terceiros

Google autorizou o lançamentos de novos apps de navegação, baliza e postos de carregamento de carros eletrificados desenvolvidos por terceiros

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 06 abril - 16:26

A Google anunciou, nesta terça-feira (6),  que liberará o desenvolvimento e lançamento de aplicativos de terceiros para uso conjunto com o Android Auto.

A novidade expandirá a gama de opções de aplicativos de navegação, carregamento de carros elétricos e híbridos plug-in, dentre outros.

Anteriormente, para ter acesso e testar essas funções, o motorista tinha de se inscrever em programas de testes (Beta) de tais aplicativos.

Colagem de várias telas do Android Auto com aplicativos terceiros

Colagem com algumas projeções da Google do Android Auto rodando aplicativos de terceiros (Foto: Divulgação/Google)

Agora, contanto que sigam os critérios de qualidade e desenvolvimento impostos pela Google, desenvolvedores poderão postar seus aplicativos na própria App Store em uma biblioteca específica de Apps compatíveis com o Android Auto, disponíveis para as versões mais atualizadas do sistema.

Em um blog destinado aos desenvolvedores de Android, a empresa afirmou: ” Nosso objetivo com a biblioteca é permitir que você leve seu aplicativo a mais de 500 modelos de veículos compatíveis com o Android Auto e, ao mesmo tempo, atenda às nossas diretrizes de qualidade de aplicativos . A biblioteca abstrai as complexidades dos fatores de forma da tela e modos de entrada para que você possa se concentrar no que faz seu aplicativo brilhar”. 

Dentre outras vantagens, o motorista poderá acessar os novos aplicativos diretamente do multimídia do carro além, claro, de abrir o leque de opções para o usuário.

O primeiro aplicativo lançado nesses moldes foi o Sygic, App de navegação que permite baixar mapas para visualização off-line.

A porta foi aberta e, nos próximos dias, devemos ver uma enxurrada de novas produções. Então, fique de olho na loja virtual para possíveis novidades.

Veja Também:

Compras de aplicativos aumentaram 40% neste ano

Dica: 8 aplicativos de música que podem funcionar de forma gratuita

Suprema Corte dos EUA fica ao lado de Google em acusação da Oracle por direitos autorais sobre Android

Google está concentrado em aumentar a segurança contra espionagem em dispositivos Android

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: