99 lança dois algoritmos para proteger mulheres em viagens pelo aplicativo

Chamadas de Pítia e Atena as ferramentas de inteligência artificial diminuíram em até 45% o número de ocorrências de assédio sexual no período de testes

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 05 maio - 15:11

A 99 anunciou, nesta terça-feira (4), duas novas ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas para proteger mulheres durante viagens pelo aplicativo.

Os algoritmos são chamados Pítia e Atenas e são capazes de identificar mulheres que pedirem viagens em possíveis situações de vulnerabilidade.

Essas situações incluem corridas à noite, trajetos mais longos, viagens chamadas por terceiros ou até se o local de partida for próximo de boates ou casas noturnas.

Os motoristas serão avaliados pela classificação no aplicativo, quantidade de reclamações recebidas e gênero. Segundo a própria 99, esse processo todo é feito em milésimos de segundo, portanto, não deve tomar mais tempo do usuário para encontrar uma viagem próxima.

O algoritmo Pítia trabalha para selecionar apenas motoristas mulheres ou com boas classificações de segurança par usuárias que se encontrarem nas situações descritas.

Já o Atenas envia aos motoristas selecionados materiais de conscientização que enfatizam a importância do profissionalismo e respeito com as  passageiras.

Os dois recursos passaram por uma fase final de testes com duração de quatro meses. Durante esse período, a 99 reporta ter registrado uma queda de até 45 % das reclamações de assédio com a implementação do algoritmo Pítia e de até 17 % com a aplicação do Atenas.

Os recursos já estão disponíveis para a versão mais atualizada do aplicativo.

Esse é o segundo lançamento recente do 99 que visa a segurança de suas passageiras. Laçado anteriormente, o algoritmo Ártemis trabalha para identificar situações de assédio nas avaliações de corridas e, uma vez confirmadas por uma equipe especializada, pune motoristas e passageiro com o banimento da plataforma.

Veja também:

Motorola lança novo Moto G20 no Brasil a partir de R$ 1.699

Uber permitirá que você marque consultas e vacinas pelo aplicativo

Aplicativo de mobilidade Cabify deixará o Brasil em 14 de junho

WhatsApp Pay, ferramenta de pagamentos do aplicativo, chega ao Brasil

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: