Nova memória DDR5 da Samsung traz 512 GB de RAM

A tecnologia promete uma melhor capacidade de desempenho

Por: Adriane Garotti | 27 março - 17:50

A Samsung anunciou sua nova memória DDR5, tecnologia de ponta que vai trazer 512 GB de RAM em apenas um módulo. Todo o processo é baseado na High-K Metal Gate (HKMG), uma inovação que promete uma capacidade de desempenho muito superior às já existentes. 

Essa tecnologia, segundo a Samsung, promete dobrar as qualidades entregues pelo padrão DDR4, já que este módulo de memória é capaz de ter até 7.200 Mbps de velocidade. 

Foto da nova memória DDR5 da Samsung

(Foto: Divulgação/Samsung)

Outras características muito relevantes, que demonstram a diferença entre o último padrão de memória lançado, é o consumo de energia reduzido em 13%. Além disso, o DDR5 também faz transferências de até 57,6 GB/s. 

Essa tecnologia ainda não estará disponível para computadores domésticos. O DDR5 vai primeiro ficar disponível para parceiros que tem o intuito de acelerar o trabalho da Inteligência Artificial (IA) e para os chamados data centers, que são os locais que armazenam e processam dados. 

O que é o HKMG?

Desde 2018, a Samsung já utiliza essa tecnologia em sua produção de placas de vídeo e até agora apresentou bons resultados nos avanços de desempenho. É considerada uma inovação pois passou a realizar uma seleção de metais no momento da construção da peça.

LEIA MAIS: 

Volkswagen cria aplicativo que permite realizar test drive virtual

Jornalista vende artigo em formato digital por US$ 563 mil

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: