Google apresenta novo sistema operacional Android 12

Atualização traz nova linguagem visual, melhorias de segurança e processamento e já está disponível em versão beta para alguns celulares

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 18 maio - 19:24

Durante a chuva de anúncios do evento anual Google I/O, a empresa revelou uma série de novidades para a nova versão de seus sistema operacional, Android 12.

As atualizações incluem nova linguagem visual,  novas funções para os dispositivos equipados com o sistema e melhorias de processamento e privacidade.

Durante a apresentação, as principais mudanças para o Android 12 foram divididas em três pilares: personalização, segurança e privacidade, interatividade entre dispositivos. A empresa também divulgou que o tempo de processamento do sistema foi otimizado em 22%, o que dará maior velocidade para as atividades diárias.

Personalização

três celulares com paleta de cores padronizada

Foto: divulgação/ Google

A mudança mais perceptível é no design do SO. A nova linguagem visual chamada “Material You” foi desenvolvida para dar mais liberdade de configuração aos usuários. Os ícones e aplicativos adotaram um formato mais arredondado para que, segundo a empresa, se adaptem a qualquer tipo de dispositivo.

O usuário pode personalizar o padrão de cores de seu dispositivo e essa seleção será estendida para todos os aplicativos. Contrastes, tamanhos de ícones e espessura dos contornos também serão completamente editáveis para se adaptarem a diferentes usos e incluir mais consumidores.

celular com paleta de cores combinando com a foto de uma garota

Usuário poderá configurar a paleta de cores para o sistema e aplicativos. Foto: divulgação/ Google

Uma nova função de configuração, no entanto, também poderá ser ativada para poupar o trabalho de personalização. O chamado “Color Extraction” é um sistema de inteligência artificial que identifica o padrão de cores presente no plano de fundo escolhido pelo usuário e cria uma paleta de cores para o sistema baseada nesse padrão. Como a configuração manual, a paleta é aplicada para todo o sistema operacional e aplicativos compatíveis.

O menu de acesso rápido a funções do dispositivo também foi redesenhado para acomodar o Google Pay e controles de dispositivos de casa inteligente.

A novidade chega, primeiro, ao Google Pixel já nos próximos meses, mas, segundo a empresa, será espalhada para outros dispositivos ao longo deste e do próximo ano.

Segurança e privacidade

A principal adição é o Painel de Segurança. O recurso faz medições sobre o uso de dados dados de voz, vídeo, localização, dentre outras informações sensíveis por aplicativos instalados. Com isso, será possível ter uma noção de o que está sendo compartilhado com os Apps e rever suas configurações de privacidade.

Para facilitar o processo, o próprio painel acompanha um atalho que leva diretamente às configurações de permissões do dispositivo.

captura de tela do novo sistema

Painel de segurança monitorará a coleta de dados de todos os aplicativos. Foto: divulgação/ Google

A Google enfatizou que inclusive os dados coletados pelos aplicativos da empresa serão contabilizados pelo novo recurso para dar mais transparência à medição.

Seguindo o mesmo preceito de transparência, a nova versão do sistema operacional terá um indicativo de uso da câmera e microfone. Quando um aplicativo estiver captando informações com esses dispositivos, o sistema exibirá um ícone no topo direito do telefone. Se o usuário não se sentir confortável com o compartilhamento das informações, poderá desligá-los imediatamente pelo menu de acesso rápido.

captura de tela da nova função

Ícones aparecerão no topo da tela quando a câmera ou microfone estiverem ligados. Foto: divulgação/ Google

A empresa também disse que todos os dados sensíveis de áudio e linguagem serão processados localmente e isolado da conexão com a internet. A medida visa proteger dados de ataques ou vazamentos.

Interatividade entre dispositivos

Como visto no primeiro evento da Apple de 2021, as desenvolvedoras estão, cada vez mais, tentando aproximar o uso de diferentes dispositivos. A direção tomada pela Google na apresentação do novo sistema operacional não foi diferente.

segundo a empresa, se próximo de um Chromebook logado com a mesma conta, o usuário poderá usar seu celular para desbloqueá-lo. A conexão ainda permitirá que notificações de aplicativos do dispositivo móvel apareçam na tela do computador.

Pelo Chromebook ainda, o usuário poderá acessar facilmente as últimas fotos tiradas com o celular para agilizar compartilhamentos e diminuir a necessidade do uso do smartphone constantemente.

O smartphone também poderá ser usado como um controle para Televisões equipadas com sistema TVOS. O recurso permite acessar os controles básicos do dispositivo e até digitar em caixas de busca pelo teclado do celular.

Para proprietários de veículos equipados com sistema Android Auto, o recurso Car Key será adicionado para travar, destravar e ligar o veículo pelo smartphone configurado. O usuário ainda pode compartilhar a chave digital caso queira emprestar seu carro para alguém.

Essas foram as grandes novidades divulgadas para o novo sistema operacional Android 12. Com mais dois dias de evento pela frente, novas informações podem ser anunciadas em breve. Por enquanto, o sistema está disponível em versão beta para 11 fabricantes de celulares.

A atualização, segundo informado, deve chegar ao longo do outono do hemisfério norte, que se encerra no próximo mês.

Veja também:

Google compra prédio no Uruguai para construir novo centro de dados

Google tornará padrão a autenticação em dois fatores para seus serviços

Confira os lançamentos do primeiro evento da Apple em 2021

Clubhouse já está disponível para dispositivos Android no Brasil

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: