Ford anuncia novo centro de desenvolvimento de baterias para EVs

Chamado de "Ion Park", busca um novo passo na eletrificação do catálogo da marca

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 27 abril - 16:23

A corrida pela eletrificação no setor automotivo continua. A Ford revelou que inaugurará, já no ano que vem, um novo centro de desenvolvimento de baterias para EVs.

O chamado Ion Park custará cerca de U$ 185 milhões aos cofres da empresa. Nele, a Ford planeja desenvolver, testar e fabricar novos projetos de bateria para seus próximos carros elétricos.

Mesmo com um catálogo ainda limitado ao Mustang Mach-E, a Ford já planeja seu futuro rumo aos veículos elétricos com os já esperados F150 elétrico e E-Transit.

O centro será localizado no sudoeste do estado do Michigan, nos Estados Unidos. Ele terá, aproximadamente, 185.000 m², e contará com até 150 funcionários especializados em diferentes áreas para, além de desenvolver novos projetos, trabalhar em pesquisas de reciclagem de baterias, gerenciamento de cadeia de suprimentos e até na mineração de recursos.

O centro será chefiado por Anand Sankaran, Diretor de Engenharia de Sistemas Eletrificados da Ford. Ao longo de sua carreira, já participou do desenvolvimento de uma série de EVs e contribuiu para o crescimento do setor.

A iniciativa da Ford, que se assemelha ao recente anúncio da BMW, pode indicar uma busca por maior independência na fabricação dos próprios produtos.

Montadoras por todo o mundo são, hoje, duramente penalizadas pela crise dos semicondutores. Internalizar o serviço de produção de células de energia pode ser a alternativa escolhida para se blindar contra novas crises e obter mais independência no mercado.

Veja também:

Ford vai lançar seu novo recurso de direção chamado “mãos-livres” e aumentará concorrência com as rivais GM e Tesla

Dono de Mustang Mach-E recebe ameaças de proprietários de Tesla

Futuro elétrico: Confira tudo sobre os carros elétricos, e quais estão sendo produzidos no Brasil

BYD apresenta nova plataforma modular para carros elétricos

BMW pode começar a produzir baterias para EVs na Argentina

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: