Caixa de som é feita com materiais recicláveis

Gomi Speaker tem 25 Watts de potência e é feita a partir de sacolas plásticas e baterias descartadas

Por: Gabrielle Gonçalves | 25 março - 21:45

A empresa inglesa Gomi anunciou uma parceria com a companhia de mobilidade Lime para produzir uma caixa de som sustentável. A Gomi Speaker é produzida a partir de materiais recicláveis e alimentada por baterias feitas de componentes descartados de bicicletas elétricas.

Foto: Divulgação/Gomi

O aparelho é feito de polietileno de baixa densidade (LDPE), proveniente de materiais que não são reciclados no Reino Unido, como os sacos plásticos. Para fazer a carcaça da caixa de som são usadas cerca de 100 sacolas. A Gomi Speaker pesa 800 gramas.

Já a bateria foi produzida a partir de 50 mil células de mais de mil bicicletas elétricas da Lime. O resultado garantiu aproximadamente 20 horas de duração da bateria. As células doadas pela companhia de mobilidade são consideradas mortas para o propósito de uma bicicleta elétrica quando os ciclos de carga caem abaixo de um certo nível, mas ainda são úteis para dispositivos eletrônicos pessoais menos exigentes, como é o caso da caixa de som.

O alto-falante tem potência de 25 Watts e oferece apenas som mono. De acordo com a fabricante, o usuário pode parear duas caixinhas via Bluetooth 5.0 para criar um sistema estéreo.

A Gomi Speaker é vendida nas cores preto, branco, azul, verde e uma mistura de cores chamada pela fabricante de “bolo de aniversário”. Cada uma vem em um padrão de mármore exclusivo. O produto já está disponível no site de financiamento coletivo Kickstarter, por 149 libras esterlinas (cerca de R$ 1.150).

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: