Brasil sofreu queda na venda de tablets em 2020

Dados da IDC Brasil indicam que apesar disso a receita do setor cresceu

Por: Adriane Garotti | 30 março - 18:23

Segundo análise de dados feita pela IDC Brasil (Brasil International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria), o ano de 2020 fez com que a venda de tablets diminuísse muito no Brasil. Ao contrário do que se pensa, isso não gerou um prejuízo direto para as marcas que lideram este mercado, já que a receita desse setor sofreu um grande aumento em relação a 2019. 

Houve uma queda de 12,7% no número de vendas dos dispositivos no país, o total foi de 2,9 milhões ao decorrer do ano. Já em relação a receita, ou seja, o valor arrecadado com as vendas, sofreu um aumento de 28,7%, somando o valor de R$ 2,3 bilhões.

Pessoa segurando um tablet com tela azul

(Foto: Reprodução/Freepik)

Para entender o principal motivo para que tenha ocorrido essa discordância entre venda e lucro, é preciso ressaltar o impacto que a pandemia do novo coronavírus teve na sociedade ao longo de todo o ano de 2020. Esse fator fez com que muitas pessoas passassem a trabalhar no sistema home office, estudar a distância e a realizar a maioria das atividades remotamente.

Em isolamento social e usufruindo a maior parte do tempo de dispositivos tecnológicos, muitos brasileiros optaram por investir em aparelhos melhores. Os tablets que foram vendidos em 2020 eram, em sua maioria, produtos de grandes marcas desse ramo, com tecnologia de ponta e configurações técnicas da melhor qualidade. Isso resultou no aumento da verba.

Rodrigo Okayama Pereira, analista de mercado da IDC Brasil, disse que “o estudo remoto, o entretenimento e a impossibilidade de viagens ao exterior levaram a um aumento nas vendas de tablets acima de R$ 700”, segundo informações do site Olhar Digital. 

A previsão de mercado para tablets no Brasil neste ano é de 24% de crescimento, segundo a IDC Brasil. Isso por conta de muitos projetos no âmbito público e privado que estão sendo desenvolvidos e envolvem o uso desse tipo de dispositivo.

LEIA MAIS:

Apple recebe novo processo por possível incêndio causado por iPad

Xiaomi lança Mi Band 6 com novas funcionalidades para o usuário

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: