Apple diz que AirTags não são feitos para rastrear pessoas ou pets

Dispositivo foi apresentado ao público no evento da marca na última terça-feira (20)

Por: Gabrielle Gonçalves | 23 abril - 21:04

No seu evento “Spring Loaded”, que aconteceu na última terça-feira (20), a Apple anunciou o seu tão aguardado AirTag – dispositivo usado para rastrear e localizar objetos perdidos. Agora, em entrevista à revista Fast Company, a empresa esclareceu uma dúvida de muitos usuários: é possível utilizar o aparelho para rastrear pessoas ou animais de estimação?

Foto: Divulgação/Apple

A Apple afirma que o AirTag foi projetado apenas para encontrar itens. Aos pais que desejam rastrear os filhos ou tutores que querem localizar os pets, a vice-presidente de marketing da marca, Kaiann Drance, deu algumas recomendações.

Ela sugere que um Apple Watch com configuração familiar pode ser uma escolha melhor para a segurança das crianças. No caso de cachorros e gatos, Drance diz que o AirTag pode até ser anexado à coleira dos bichinhos. No entanto, os donos vão precisar se certificar que o animal esteja ao alcance de um dispositivo ligado ao aplicativo Buscar.

Proteção anti-stalking

A Apple reconhece que seu AirTag pode ser usado por usuários mal-intencionados para perseguir outras pessoas. O dispositivo, por ser pequeno, pode facilmente ser colocado na bolsa ou no bolso do casaco de alguém sem que ele perceba.

Foi pensando nisso que a empresa criou uma proteção anti-stalking na plataforma. Se a vítima tiver um iPhone com iOS 14.5 ou superior, o aplicativo Buscar deve enviar um alerta de que há um rastreador não emparelhado com o smartphone lhe seguindo.

A empresa também pensou nos proprietários de Android ou pessoas que não possuem celulares. Se o AirTag ficar longe de seu dispositivo emparelhado por um determinado período de tempo, ele deve emitir automaticamente um som, notificando as pessoas ao seu redor sobre sua presença.

Ao encontrar um AirTag em suas coisas, a vítima pode usar qualquer telefone compatível com NFC para escaneá-lo. Isso deve a levar a uma página da Apple com instruções sobre como desabilitar o rastreador e seus recursos imediatamente.

LEIA MAIS:

Apple anuncia sistema de assinatura paga para seu app de podcasts

Apple anuncia novo cartão de crédito compartilhado, o Apple Card Family

Confira as supostas novidades que a atualizações do IOS 15 proporcionará aos dispositivos

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: