Zhurong será o nome do rover chinês que pretende pousar em Marte

A escolha do nome foi realizada através de uma votação online aberta para o público

Por: Adriane Garotti | 28 abril - 20:42

Após um longo período de votação, a agência espacial chinesa (CNSA) confirmou que o novo nome do seu rover será Zhurong. A intenção é que ele consiga realizar um pouso em Marte no próximo mês de maio, a data e horário específico não foram divulgados pela China. 

A escolha foi feita através de uma votação online aberta para o público do mundo inteiro. Entre as dez opções finais que estavam disponíveis para possíveis nomes, Zhurong foi o que mais despertou o interesse das pessoas. O seu significado é “deus do fogo” e ele fará parte da missão Tianwen-1.

Rover chinês de base amarela

(Foto: Divulgação/CNSA)

“Mais de 1,4 milhões de sugestões foram recebidas de 38 países e territórios. A participação ativa dos internautas mostra o carinho que eles têm por nossa missão a Marte”, comentou Yuan Foyu, diretor da campanha, em uma entrevista à rede TV CCTV.  

Missões rumo a Marte

Vale lembrar que muitos países estão desenvolvendo pesquisas e equipamentos que têm o intuito de chegar até o planeta vermelho. No momento, está em solo marciano o rover Perseverance, que pousou em 18 de fevereiro de 2021 e segue cuidando do helicóptero Ingenuity, e também o Curiosity, que chegou por lá um pouco antes, em 2012. Todos eles, até agora, são dos EUA.

Fonte: Space.com e site Olhar Digital

LEIA MAIS:

NASA: Ingenuity realizou seu terceiro voo neste domingo (25)

Perseverance foi capaz de produzir oxigênio em Marte

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: