Superlua rosa vai estar visível na noite desta segunda-feira (26)

O satélite natural da Terra vai passar a impressão de estar 5,5% maior do que o normal

Por: Adriane Garotti | 26 abril - 17:24

Na noite desta segunda-feira (26), vai ocorrer o fenômeno da superlua rosa. Isso acontece quando a Lua se encontra na fase cheia e o ponto de sua órbita fica bem próxima do planeta Terra –  esse processo também é chamado de perigeu.

Esse fenômeno acontece de maneira que a Lua passa a impressão de estar até 5,5% maior do que estamos acostumados a enxergar. Apesar disso, o nome “Lua Rosa” é apenas um modo de se referir a esse processo, já que o satélite natural da Terra não chega a mudar sua cor. Esse nome tem origem nos EUA, onde as tribos indígenas utilizam a Lua cheia para marcar a passagem do tempo. 

Lua cheia no céu

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Como observar o fenômeno?

A partir das 18h (horário de Brasília), basta ir para um local onde a vista para o horizonte seja ampla, de maneira que seja possível ver o céu inteiro. Caso você queira saber o horário exato que a Lua vai surgir no céu, consulte em aplicativos ou sites o horário do pôr do Sol na sua cidade.

Vale lembrar que não será necessário nenhum tipo de equipamento específico para observar a superlua rosa, é possível enxergar a olho nu.

LEIA MAIS:

NASA: Ingenuity realizou seu terceiro voo neste domingo (25)

NASA escolhe SpaceX para levar astronautas à Lua

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: