SpaceX e Google fecham acordo para uso de satélites Starlink

Internet de alta velocidade dos novos satélites será usada nos serviços de nuvem do Google Cloud

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 13 maio - 19:47

Google e SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk, anunciaram, nesta quinta-feira (13), um acordo para uso da rede de satélites Starlink.

As duas empresas firmaram uma parceria para oferecer internet de alta velocidade e confiáveis serviços de conexão em nuvem para os usuários do Google Cloud.

Segundo comunicado divulgado à imprensa americana, serão instalados terminais Starlink em datacenters do Google Cloud e estes se conectarão aos satélites em órbita. O primeiro escritório a receber o equipamento se localiza em New Albany, no estado de Ohio, Estados Unidos.

A novidade promete conexões com a nuvem até em lugares remotos e internet de alta velocidade para empresas e organizações. Dispositivos que usam os serviços de nuvem da Google se conectarão diretamente aos satélites, que farão a ligação com os centros de dados.

“A combinação da banda larga de alta velocidade e baixa latência do Starlink com a infraestrutura e os recursos do Google fornece às organizações globais a conexão rápida e segura que as organizações modernas esperam”, disse  Gwynne Shotwell, Presidente e Chefe de Operações da SpaceX.

As duas empresas esperam que o novo serviço já seja disponibilizado ao público até o fim deste ano. Atualmente, cerca de 1.500 satélites Starlink orbitam o planeta terra. O serviço de internet direto, no entanto, ainda enfrenta o crivo dos órgãos reguladores para começar a operar.

Veja também:

SpaceX, companhia espacial de Elon Musk lança mais 60 satélites Starlink no último mês

“Provavelmente, várias pessoas vão morrer no começo”, diz Elon Musk sobre viagens à Marte

NASA e SpaceX lançam segunda missão em direção à Estação Espacial Internacional

Globo e Google Cloud firmam parceria pelos próximos 7 anos

Google tornará padrão a autenticação em dois fatores para seus serviços

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: