Segway Apex H2 é primeira moto híbrida a hidrogênio do mundo
Conceito promete um 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos e autonomia de 1 km por grama de hidrogênio
Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 07 abril - 20:38
A Xiaomi vem, aos poucos, galgando seu posto dentro do mercado de mobilidade urbana. Planejando lançar a própria linha de carros elétricos, a empresa de celulares já investe no setor.
A novidade dá vez vem da Segway, fabricante chinesa adquirida pela empresa em 2015, que anunciou a primeira motocicleta híbrida movida a hidrogênio do mundo.
A Apex H2 parece ter saído do universo de Tron, mas a grande novidade não está em seu visual (por mais chamativo que seja).

Foto: Divulgação/Segway
A moto é equipada com um sistema híbrido composto por um motor a hidrogênio e um elétrico. O conjunto rende até 60 KW (81 cv) de potência e faz a moto bater a métrica dos 100 km/h em apenas quatro segundos.
Segundo a fabricante, a velocidade máxima é limitada aos 150 km/h.
Além dos bons números de desempenho, o projeto se mostra uma ótima opção de locomoção sustentável com autonomia de 1 km por grama de hidrogênio.

Design tem lanternas integradas na carroceria e rodas que parecem estar flutuando. (Foto: divulgação Segway)
O combustível é armazenado e fornecido ao conjunto mecânico por meio de cilindros que, quando esgotados, podem ser trocados ou reabastecidos.
O conceito de tecnologia sustentável chama a atenção de quem vê, mas ainda há um árduo caminho para viabilizá-lo.
Embora a autonomia seja boa, o reabastecimento dos cilindros demanda uma infraestrutura totalmente nova, o que praticamente impossibilita viagens longas.
Motociclistas, normalmente, carregam pouca bagagem e a ideia de sair por aí com alguns cilindros reservas não parece muito atraente.
No entanto, a Segway ainda terá tempo para pensar em como concretizar seu projeto. Embora já esteja disponível para reservas, as primeiras unidades da Apex H2 devem ser entregues apenas em 2023.
A pré-venda começou em 1º de abril para o mercado chinês e deve se estender até dia 30 deste mês. Cada unidade é vendida por U$10.700 dólares (aproximadamente R$ 60.000 em conversão direta).
Veja também:
Xiaomi vai investir US$ 10 bilhões em seus carros elétricos
Xiaomi: MIJIA Fresh Air Air Conditioner Pro é o novo ar-condicionado da marca
Tecnologia desenvolvida é capaz de medir pulso e respiração através da câmera de dispositivos
Montadoras e startups estão dando segunda vida útil para baterias EV
Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: