Rússia já tem roteiro completo para retornar à Lua após 45 anos

As missões espaciais têm datas marcadas até 2025 e são otimistas

Por: Adriane Garotti | 16 abril - 21:52

Recentemente, a Rússia anunciou suas diversas missões espaciais que visam desvendar um pouco mais da Lua, o único satélite natural do planeta Terra. O país vai voltar a pousar suas tecnologias lá após 45 anos e já tem o roteiro de viagem completo. Tudo indica que até 2025 serão enviadas cinco missões. 

Lev Zelenyi, consultor científico do Instituto Russo de Pesquisa Espacial, afirmou em março deste ano, durante um evento virtual da Academia Nacional de Ciências, que a Rússia está dedicada a esse trabalho. “A Lua é o centro do nosso programa para a próxima década”, disse.

Imagem da Luna 25 e dois homens

Luna 25. (Foto: Divulgação/Roscosmos)

Toda essa nova fase vai ser uma espécie de continuação de onde a União Soviética parou em 1976, a última vez que estiveram na Lua. Por isso, a primeira missão, que tem previsão para ser lançada em 1º de outubro de 2021, recebeu o nome de Luna 25 e será uma sonda. 

Segundo Zelenyi, a partir de 2023 e 2024, quem irá partir será a Luna 26, seguindo a ordem numérica dos nomes. Essa missão vai enviar um orbitador que irá investigar anomalias magnéticas e gravitacionais na Lua, além de fazer imagens durante seu processo mostrando possíveis novos locais de pouso por lá.

A Luna 27, em 2025, acompanhada de um robô da Agência Espacial Europeia, vai usar um módulo de pouso no qual será possível explorar o polo sul da Lua. Assim, será possível coletar materiais de amostra do lugar.

Por fim, a Luna 28 e a Luna 29 ainda não possuem uma data definitiva para seguirem rumo à Lua, mas elas já têm suas funções muito bem definidas. A primeira vai levar um robô que também fará coleta de material, já a segunda vai enviar um novo rover Lunokhod até o astro – fazendo referência ao nome do modelo de 1970, o Lunokhod-1, que passou 10 meses na Lua.

LEIA MAIS:

NASA adiou mais uma vez o voo do helicóptero Ingenuity

Pentágono confirmou que o vídeo de OVNIs em formato de pirâmide brilhante é autêntico

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: