Robôs usam luz ultravioleta para eliminar Covid-19 de aviões na Suíça

A ideia é diminuir o medo das pessoas em andar de avião com a circulação do novo coronavírus

Por: Gabrielle Gonçalves | 03 abril - 12:52

A startup suíça Uveya está testando robôs que utilizam luz ultravioleta para eliminar o novo coronavírus de aviões. O experimento está sendo conduzido junto a empresa de serviços aeroportuários de Dubai, Dnata, nos veículos da Helvetic Airways.

Foto: Divulgação/Dnata

“Esta é uma tecnologia comprovada, usada há mais de 50 anos em hospitais e laboratórios, é muito eficiente. Não deixa nenhum vestígio ou resíduo”, disse o cofundador da Uveya, Jodoc Elmiger, em entrevista à agência de notícias Reuters.

As luzes do robô são montadas em uma estrutura em formato de crucifixo e são lançadas suavemente pelo corredor da aeronave. O processo de desinfecção de um avião de corredor único demora cerca de 13 minutos – aviões maiores podem demorar mais.

A Dnata também pretende vender os robôs para fabricantes de aviões e outras empresas por 15.000 francos suíços (cerca de 90 mil reais).

Embora a Helvetic Airways não tenha precisado de grandes respaldos econômicos devido à pandemia de Covid-19, as viagens de avião da empresa também foram paralisadas. O porta-voz da empresa, Mehdi Guenin, acredita que os robôs UV da Uveya possam ajudar nisso: “Se nossos passageiros, se nossa tripulação souber que nossa aeronave está segura – que não há vírus ou bactérias – isso poderia ajudá-los a voar novamente”, disse ele.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

 

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você