Reino Unido vai usar inteligência artificial para multar motoristas que jogarem lixo na rua

Multas variam de 90 a 120 libras. Sistema já foi implantado no início de março

Por: Gabrielle Gonçalves | 03 abril - 12:24

Câmeras com inteligência artificial vão ajudar a identificar e multar pessoas que jogarem lixo pela janela do carro na cidade de Maidstone, na Inglaterra. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal da cidade próxima a Londres e já foi implantado no início de Março.

A tecnologia é chamada de “Littercam”, com câmeras que captam imagens de alta resolução e permitem identificar até mesmo objetos pequenos. Quando o sistema identifica algo sendo jogado no chão, o item logo é destacado com um contorno em vermelho. Depois, o software registra a placa do veículo, e as fotografias são analisadas por uma equipe de agentes de trânsito. Caso a infração seja comprovada, o motorista é multado e recebe a notificação pelo correio.

Os valores da multa variam de 90 a 120 libras (cerca de 710 a 947 reais).  De acordo com a instituição de caridade Keep Britain Tidy, mais de 2 milhões de resíduos de lixo são jogados na rua todos os dias no Reino Unido. Depois que a cidade de Maidstone adotou a iniciativa, outros municípios estão cogitando fazer o mesmo, como é o caso de Sheffield, no Sul da Inglaterra.

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você