Perseverance foi capaz de produzir oxigênio em Marte

O veículo conseguiu produzir 5 gramas de oxigênio, o que é um grande avanço para ciência espacial

Por: Adriane Garotti | 22 abril - 20:12

Na última quarta-feira (21), o Jet Propulsion Lab, um setor da NASA, confirmou a informação de que o rover Perseverance tinha conseguido produzir oxigênio em Marte. A notícia é um marco para a história da ciência espacial, já que essa tecnologia pode fazer com que as formas de exploração no planeta vermelho fiquem muito mais fáceis. 

O Perseverance passa a ser o primeiro veículo tecnológico construído por humanos a conseguir realizar essa atividade em Marte. O veículo que está cuidando e fazendo imagens do helicóptero Ingenuity, que inclusive está realizando voos no planeta, conseguiu produzir o total de 5 gramas de oxigênio, mas espera-se que com devidos ajustes essa quantidade possa aumentar. 

Tudo acontece através do MOXIE, um componente que está localizado no lado superior direito do Perseverance. Em português, essa sigla pode ser interpretada por “Experimento de Utilização de Recursos In Situ de Oxigênio em Marte”.

Como funciona a transformação?

O processo pode parecer simples quando apenas explicamos como acontece, mas vale lembrar que a tecnologia desenvolvida para essa transformação é fruto de muitas pesquisas. O Perseverance consegue coletar e separar o dióxido de carbono (CO2), que já está presente na atmosfera de Marte, depois de um longo processo que chega a utilizar até eletricidade, o monóxido de carbono (CO) é liberado de volta a atmosfera do planeta vermelho, e apenas o oxigênio (O) se mantém retido para uso. 

Para que serve essa inovação?

Por enquanto, estão sendo realizados apenas testes com pequenas quantidades sendo transformadas em oxigênio. Mas, no futuro, é possível que essa tecnologia facilite as missões espaciais que vão rumo a Marte. Por exemplo, caso seja possível produzir uma quantidade suficiente de oxigênio para manter um astronauta respirando no planeta vermelho, não vai ser mais necessário transportar esse elemento até lá.

LEIA MAIS:

Ingenuity realiza seu segundo voo em Marte, desta vez subiu 5 metros

Voo histórico do Ingenuity na superfície de Marte aconteceu hoje (19)

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: