Paris passa a ter micro-ônibus autônomo funcionando nas ruas da região

O veículo de energia limpa está sendo usado como teste pela população

Por: Adriane Garotti | 01 abril - 21:55

Na última quinta-feira (31), um micro-ônibus totalmente elétrico e autônomo começou a circular pelas ruas da região de Île-de-France, na França. A cidade de Paris também está incluída na rota de testes desse veículo de energia limpa, que se locomove de forma inteligente e sozinho. 

A empresa Keolis foi quem desenvolveu o micro-ônibus que tem tudo para se tornar algo comum no transporte do futuro. Ele consegue carregar até 11 passageiros, porém é necessário que também esteja presente algum funcionário capacitado do departamento de transportes, por segurança.

Micro-ônibus elétrico na cor azul nas ruas de Paris

(Foto: Reprodução/Île-de-France Mobilités)

Como o veículo circula de forma autônoma, em caso de alguma emergência precisa ter alguém para assumir de forma manual.  Porém, a tecnologia de ponta que o micro-ônibus apresenta permite que ele se comunique com os semáforos, de forma que ele consiga ajustar sozinho sua velocidade.  

As passagens são gratuitas e ele sai da estação Saint-Quentin en Yvelines, realizando um percurso total de 1,6 km, com ponto final em Pas-du-Lac, um centro comercial. Em toda essa rota são feitas três paradas em lugares diferentes. 

Em relação ao tempo de espera pelo veículo, leva cerca de 8 minutos para ele passar nos pontos já determinados em horários comerciais, período em que muitas pessoas estão circulando nas ruas e precisam  utilizar o transporte. Até o momento, espera-se que o micro-ônibus circule em formato de teste até 2022.

LEIA MAIS:

Serviço de entregas feitas por robôs está em testes nos EUA

DICA: Como saber quanto de energia gasta um carro elétrico?

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você