Organização canadense usa Inteligência Artificial para criar músicas de artistas famosos

Kurt Cobain e Amy Winehouse fazem parte do álbum que visa conscientizar sobre a importância da saúde mental

Por: Adriane Garotti | 05 abril - 18:29

A organização canadense Over The Bridge, decidiu criar um projeto de conscientização sobre a importância da saúde mental. Para isso utilizou a ajuda da Inteligência Artificial (IA) para conseguir produzir um álbum do que poderia ter sido diversas músicas famosas, se nenhum desses cantores tivesse morrido precocemente. 

O álbum com quatro faixas recebeu o nome de The Lost Tapes of 27 Club (em português: “As Gravações Perdidas do Clube dos 27”), fazendo referência a idade que os artistas que estão no álbum faleceram. Entre os famosos nomes estão Kurt Cobain (do Nirvana), Jimi Hendrix e Jim Morrison (do The Doors) e Amy Winehouse. 

Fundo colorido com ondas do equalizador

(Foto: Reprodução/Freepik)

O papel da tecnologia

Tudo isso só foi possível através de uma Inteligência Artificial que conseguiu identificar padrões nas músicas já existentes desses cantores e, através disso, produzir faixas que possivelmente seriam muito semelhantes aos lançamentos deles hoje em dia, caso estivessem vivos. 

Para isso foi preciso acessar um banco de dados com as principais melodias, ritmos e características únicas dos artistas. Foi a partir daí que a IA conseguiu criar, através de técnicas, uma junção da essência de cada um dos estilos de música. A parte final ficou por conta de um engenheiro de som que conseguiu unir todos esses dados e criar as faixas do álbum. 

A proposta

Todo esse processo, usufruindo da tecnologia, foi uma maneira que a Over The Bridge encontrou de chamar a atenção das pessoas para a importância dos cuidados com a saúde mental. Esses artistas, infelizmente, não estão mais aqui devido a inúmeros fatores que a maioria dos jovens, na faixa dos 27 anos, vivenciam. Segundo dados da organização , 71% dos músicos canadenses tiveram ataques de ansiedade e pânico, sendo que 68% deles também relataram depressão.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida está disponível 24 horas por dia para atender chamados e dar o suporte necessário em casos de emergência. Todo esse processo é gratuito e o sigilo é garantido. 

Fonte: site Canaltech

LEIA MAIS:

Dica: 8 aplicativos de música que podem funcionar de forma gratuita

Reino Unido vai usar inteligência artificial para multar motoristas que jogarem lixo na rua

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você